Entenda a importância do seguro para seu veículo

Desastres naturais são totalmente cobertos numa apólice completa, entretanto, você não pode assumir o risco

O mês de janeiro é de muitas chuvas e acompanhado de altas temperaturas; os temporais acabam sendo inevitáveis. A preocupação se estende para os veículos relacionados a queda de árvores, alagamentos, batidas devido a falta de visibilidade, entre outros. Thiago Pascoal é Corretor de Seguros e alerta para casos comuns nesta época. “Férias, festas, feriados, muita gente exagera e acaba se arriscando, já atendi inúmeras pessoas com o carro batido. Alguns bateram em carro parado, outros não viram porque estava chovendo e a moto bateu e, entre essas, estão diversas situações, a maioria, colisão”.

Desastres naturais
“Desastres naturais são totalmente cobertos numa apólice completa, entretanto, existe uma pequena ressalva, você não pode assumir o risco. Não estacione em locais onde há placas indicando o risco de alagamento ou avisando sobre árvores muito antigas. Somente coisas inevitáveis ou desavisadas são cobertas”.

Seguro para terceiros
“Temos as seguradoras que só fazem seguros com terceiros e esses seguros só vão te dar a garantia se você causar algum dano a alguém, sendo ele corporal ou material. Se isso acontecer, a seguradora vai reembolsar. Esse é o seguro que é chamado de RCF, que é o seguro só para terceiros”

Seguro para roubos e os ‘completos’
“Tem também o seguro que é só para roubo, e depois tem o completo, que inclui roubo, terceiros e colisões. Particularmente, aconselho não ter só um, ou, só o outro, porque as situações podem ser as mais diversas possíveis”.

Exemplos
“Uma cliente não viu a moto e o motociclista acabou batendo. Como foi ela quem causou o acidente, se não quiser arrumar o próprio carro, ela pode deixá-lo batido. Porém, como ela possui o seguro completo, que cobre tanto o carro dela quanto o do terceiro, funciona da seguinte forma: o ‘terceiro’ vem aqui na corretora, fazemos o atendimento, a abertura do processo, e como ele é ‘terceiro’, ele escolhe onde ele quer arrumar o veículo dele”.

O que cobre o seguro a terceiros?
“A cobertura de terceiros engloba danos materiais e danos corporais. Danos materiais: se o carro bateu em um carro, ou moto, caminhão, ou em uma parede, um poste, em um patrimônio de alguém… tudo isso será ressarcido, coberto. Dano corporal é se, na colisão, eu atingi ou atropelei, causando algum ferimento ou até o falecimento de alguém”.

Danos materiais
“Dano material é um pouco mais fácil de se tratar. Neste caso, já tivemos casos de clientes que bateram no poste e a companhia elétrica acionou a seguradora, falando que o poste ficou dez mil reais com a fiação. Essa parte material é mais tranquila”.

Dano corporal
“O dano corporal é um pouco mais complicado. Vamos admitir a seguinte situação: eu, com o meu carro, avancei no sinal de pare e te atropelei, você quebrou a perna. Para que você possa usar o seguro do meu carro, para cobrir as suas despesas, você vai ao hospital, depois tem as despesas com medicamentos para dor, faixas, tipoia, muleta, aluguel de cadeira de rodas, entre outros gastos. Primeiramente, vai ser preciso acionar o DPVAT, que precisamos analisar como vai funcionar após sua extinção, e depois de mostrar todos os comprovantes do que você gastou, acionado o DPVAT, você recebe o que passar dos gastos do que cobre esse imposto. Passadas despesas, a seguradora vai te reembolsar, porém, até um limite de contratação, que, por exemplo, alguns clientes têm por danos materiais, de até R$ 50 mil”.

Importância de cobrir
terceiros
“Vale lembrar que danos a terceiros são mais importantes do que ter o seguro somente para o seu veículo. O seguro do seu carro, causando uma colisão, arruma se você quiser e puder. Agora, em relação a terceiro, ele vai te acionar na justiça e a partir daí vão vir multa, juros, correção e prejuízos muito maiores”.

Vale lembrar que o seguro é nacional e o veículo coberto está assegurado em qualquer estado do país.

TPP Seguros – R. Pres. Getúlio Vargas, 245 – Extinta Estacao Experimental de Sericultura

Thiago Pascoal – Corretor de Seguros – (19) 98876-4161