Entenda a relação entre imunidade baixa e pneumonia

Henrique Scursoni, CRM-SP 154902. Mais informações: 3812 9210

No inverno, é normal vermos pessoas tossindo, espirrando e, em geral, doentes.
A mudança constante de temperatura faz com que a imunidade fique baixa, nos deixando assim, mais vulneráveis a adquirir doenças mais sérias e infecções. O clima seco favorece as infecções das vias aéreas superiores, pois, ficam ressecadas, deixando o nosso sistema ainda mais vulnerável.
Se torna preocupante quando se confunde a pneumonia, doença muito grave, com um resfriado qualquer. Com o clima frio, os sintomas são mais ignorados e deixados de lado, mas, é justamente quando se deve tomar mais cuidado, pois, a imunidade fica muito baixa, deixando, o agente infeccioso tomar conta.
A Pneumonia é uma infecção no pulmão que pode ser causada por vários tipos, são eles: vírus, bactérias e fungos, porém, é difícil a diferenciação do agente causador.
A transmissão é simples. “Na maioria das vezes, o contato com o vírus se dá através de gotículas, seja conversando ou de tosse, ou de secreções, alerta Henrique Scursoni, médico clínico geral. O ar condicionado também pode ser um transmissor do vírus.
Os sintomas que devem ser observados são febre alta, acima de 38º; muita tosse; dor no peito, pelo movimento da respiração; secreção purulenta; falta de ar e cansaço. Quando a pessoa já está doente, o corpo fica ainda mais vunerável. Contudo, só esses sintomas não trazem a certeza da Pneumonia, é necessária a confirmação de que a infecção está localizada nos pulmões.
As pessoas mais propensas a se infectarem são as pessoas fumantes; que fazem uso de drogas ilícitas; que fazem uso de álcool; crianças; pessoas idosas; pessoas com diabetes; quem apresenta quadro de problemas pulmonares; pessoas imunocomprometidas e que têm contato direto com quem está com esse agente infeccioso.
Para se prevenir contra essa doença, o médico Henrique dá algumas dicas “Ter uma higiene normal; lavar bem as mãos; não esfregar os olhos; ter cuidado com o contato direto com pessoas doentes; e beber bastante água”. Também é interessante se agasalhar conforme o tempo for esfriando e se atentar aos sintomas.
O cuidado deve ser melhorado com as mudanças constantes do clima para evitar contrair e transmitir essa doença para as pessoas que convivem com você. Caso você apresente os sintomas, procure um médico.