Entenda como a psicologia pode ajudar as crianças

Objetivo é trazer à criança a percepção de suas emoções e o entendimento da motivação de diferentes comportamentos através do livre brincar
Danyelle FernandesPsicóloga Clínica - Terapia Cognitivo Comportaental | CRP: 06/190891
(19) 97141-3700
@psidanyfernandes

Danyelle Fernandes Psicóloga Clínica – Terapia Cognitivo Comportaental | CRP: 06/190891 (19) 97141-3700 @psidanyfernandes

O mundo infantil é um ambiente de descobertas, curiosidade e exploração. A infância é uma experiência única, com características próprias que obedecem a um ritmo diferenciado pela subjetividade e pode ser entendida por diferentes etapas. A criança insere-se em um universo criativo e imaginativo que exige um cuidado específico e lúdico voltado para o desenvolvimento de suas habilidades e fortalecimento de suas potencialidades.
Neste período, as frustrações, as decepções, a expectativa do outro sobre si são percebidas de uma forma muito intensa e, às vezes, podem oferecer uma pressão maior do que a criança consegue assimilar. É exatamente neste contexto que a Psicologia Infantil entra.
A criança não expressa emoções, sentimentos, angústia e medos em palavras. Por isso, a Psicologia Infantil entra com a proposta de trazer à criança a percepção de suas emoções e o entendimento da motivação de diferentes comportamentos através do livre brincar. Com essa abordagem, proporciona um ambiente confortável e acolhedor para sua expressão livre.
Através de recursos terapêuticos, como jogos, bonecos, desenhos, atividades criativas, ocorre a psicoeducação e a aprendizagem quanto à autorregulação de sentimentos e emoções, dando à criança a oportunidade de modular seu próprio comportamento.
Neste ambiente, a criança aprende a lidar com frustrações, perdas, críticas, ansiedades, medos, expectativas e ressignificar experiências que antes eram-lhe desagradáveis e sofríveis. Importante salientar que a psicoterapia infantil envolve todo o entorno da criança, trabalhando em parceria com os pais e o ambiente escolar.
Durante todo o processo terapêutico, há o acolhimento aos pais através da psicoeducação e do estreitamento de laços em uma genuína relação de ajuda e como um suporte aos professores. Os professores são grandes protagonistas no processo de observação do comportamento da criança.
A grande pergunta que fica é: quando saber que meu filho precisa de um psicólogo? Abaixo, estão listados alguns dos sinais que podem responder a essa pergunta:

1. Choro excessivo;
2. Mudança súbita de comportamento;
3. Ficar doente frequentemente;
4. Agressividade;
5. Dificuldade com interações sociais;
6. Agitação;
7. Intolerância com as pessoas ao seu redor;
8. Dificuldade de aprendizagem;
9. Pesadelos frequentes;
10. Constipação e problemas para fazer coco;
11. Xixi na cama;
12. Dificuldade de dormir sozinha;
13. Isolamento social;
14. Atraso na fala ou caminhar;
15. Morte na família;
16. Separações e perdas diversas;
17. Mudanças diversas.

Lembrando sempre que a infância é um período de muita bagunça, diversão, exploração, inúmeras perguntas cheias de “por quês” e muitas risadas.
Quando os pais perceberem uma diminuição dessas peraltices e atividades próprias do desenvolvimento desse período, a Psicologia Infantil estará pronta para ajudá-los e acolhê-los.