Entenda como o cuidado ao escolher saltos pode evitar problemas futuros

Qualquer tipo de calçado que seja mal adaptado pode prejudicar os pés, por isso, sempre na hora de escolher o que for usar nos pés, é importante sempre escolher muito bem, para evitar danos futuros e desconfortos em seus pés.
A especialista Cláudia Ribeiro, podóloga, dá algumas dicas para o uso de salto alto.
“O salto alto do sapato não deve ultrapassar os 5 centímetros de altura, porque, assim, o peso do corpo é melhor distribuído por todo o pé. Caso o salto ultrapasse os 5 centímetros, deve-se colocar uma palmilha no pé, por dentro do sapato, para equilibrar um pouco a altura.
A pressão inclinada e excessiva dos dedos sobre o calçado alto aumenta o risco de desenvolver calos.
Normalmente, eles afetam a região dos dedos e a face interna, externa e plantar dos pés.
O uso de salto muito alto pode machucar os pés, prejudicar os tornozelos, joelhos e a coluna, provocando deformidades e alterações de postura que podem ser graves e necessitar de tratamento específico. Isso ocorre porque o peso do corpo não é devidamente distribuído no pé e como há uma alteração no centro de gravidade do corpo, há tendência para jogar os ombros para trás e a cabeça para frente, e de aumentar a lordose lombar, alterando o posicionamento da coluna”, explica a especialista.
Alguns exemplos de alterações que o uso excessivo do salto alto, sem seguir as orientações acima, podem causar são:
• Joanete;
• Má postura;
• Dor nas costas e nos pés;
• Encurtamento na ‘batata da perna’, que provoca dor nesta região ao retirar o salto;

Cláudia Ribeiro
Podóloga
Tel. (19) 99440 2776

•Diminuição da flexibilidade do tendão de Aquiles;
• Esporão do calcâneo;
• Dedos em garra, calos e unhas encravadas,
• Tendinite ou bursite no pé.
Quantas vezes posso usar sem que haja prejuízos?
“A literatura médica indica que os prejuízos podem ser maiores se a mulher usá-lo mais de 3 vezes na semana por 7 horas diárias. “Manter esse padrão por vários anos tende a aumentar o risco de alterações degenerativas e anatômicas”.
O ideal é maneirar no uso, limitando-o a três vezes na semana, por poucas horas e com modelos com salto mais baixo ou plataforma”, explica.
Além disso, a especialista diz que é indicado fazer uso de palmilhas que minimizam a pressão nas áreas de contato, o que reduz a chance de lesões e fornece mais conforto. “O ideal é escolher um sapato de salto alto bem confortável que tenha uma sola interna acolchoada e não pressione o calcanhar, o peito do pé ou os dedos.

Quando for escolher, lembre:
deve-se evitar usar sapatos com o bico muito fino, dando preferência àqueles que apoiam completamente o peito do pé sem pressionar os dedos”, diz.
No entanto, o uso de chinelos e sandálias rasteirinhas também é prejudicial à coluna. A podóloga explica que “nesse caso, todo peso do corpo recai somente no calcanhar e, por isso, é aconselhado usar sapatos confortáveis que tenham de 3 a 5 cm de salto. Os chinelos só devem ser usados em casa, as rasteirinhas para saídas rápidas e os tênis são adequados para usar diariamente e para praticar atividade física, mas, também devem ter uma boa sola para absorver os impactos”, conclui Cláudia.