Entenda mais detalhes sobre a Conjuntivite

A Conjuntivite é uma infecção e/ou inflamação da conjuntiva (membrana que recobre a esclera – que é a parte branca do olho). Normalmente, os microrganismos se beneficiam de condições, como calor e umidade, e isto favorece o aparecimento de Conjuntivites.

Mas como evitar?
O médico oftalmologista Juarez Tavares adverte que para evitar “deverão ser feitos: higiene das mãos, higiene dos olhos, evitar contato com suspeitos, evitar usar objetos, produtos de maquiagem de outras pessoas, ou seja, não compartilhar”.

Quais os tipos de Conjuntivite?

Juarez Tavares
Oftalmologista
CRM: 79483-SP

Juarez diz que “existem alguns tipos: bacteriana, viral, alérgica, química, por fungos e protozoários. A mais comum é a viral, devido à multiplicação e transmissão muito rápida”. Ele completa informando que “o período de incubação pode variar de 1-7 dias, dependendo do tipo da Conjuntivite”.

Como tratar?
“Cada tipo de Conjuntivite exige um tratamento específico. Exemplo: Na Conjuntivite Bacteriana é necessário o uso de antibióticos”, explica Juarez.

Sintomas
Juarez pontua alguns sintomas:
– vermelhidão;
– prurido (coceira);
– edema (inchaço);
– lacrimejamento;
– secreção;
– ardor;
– Sensação de corpo estranho no olho (arranhar);
– visão embaçada.
“Na presença dos sintomas de forma mais intensa, apresentados anteriormente, se faz necessário auxílio profissional para que sejam feitos o diagnóstico e tratamento adequados”, alerta.
Juarez diz que, na automedicação, “é possível o uso impróprio de colírio ao ponto de favorecer o agravamento da doença ao invés de tratá-la”.

Frio
Mesmo nos períodos de frio, a Conjuntivite continua sendo um problema comum. “Com o aumento das doenças respiratórias e alergias no outono e inverno, podem acontecer a Conjuntivite Viral e Alérgica. O tratamento deve ser basicamente o uso de lubrificantes e medicações específicas”, especifica o médico.

Toda Conjuntivite é tratável e passível de cura. Caso apresentar qualquer sinal, é de extrema importância recorrer a um especialista.