Entenda mais sobre as causas e tratamentos do bruxismo

É um hábito parafuncional muito frequente de ranger ou apertar os dentes inconscientemente

Amanda Gama Romanezi
Cirurgião Dentista, Clínico Geral
CRO SP: 130025
Dentista para Todos
Rua Dr. Campos Sales, 456 – Centro

O bruxismo é um hábito parafuncional muito frequente de ranger ou apertar os dentes inconscientemente e, geralmente, acontece durante o sono, porém, em alguns casos, praticamos este movimento no decorrer do dia. A principal causa etiológica está relacionada à ansiedade e/ou stress; porém, pode ocorrer devido a utilização frequente de drogas/medicamentos que possuem ação central e/ou desequilíbrio oclusal.
É muito comum portadores deste hábito apresentarem sintomas como: desgaste e sensibilidade dental; dores de cabeça frequentes; dor na região da ATM que geralmente é confundida com dor no ouvido; tensão na musculatura facial; desconforto no pescoço; em alguns casos, ocorre um estalo na articulação próxima ao ouvido, geralmente este sinal pode já estar relacionado a um distúrbio temporo mandibular (DTM) – a força excessiva exercida pela movimentação mandibular inconscientemente leva a quebra de alguns dentes pelo atrito.
Alguns dos tratamentos visam à redução da dor gerada bem como proteção dos dentes, entre eles podemos citar: a confecção de uma placa miorrelaxante geralmente de acrílico que age protegendo os dentes e aliviando a tensão muscular. Esta placa deve ser feita de acordo com o tamanho da arcada dentária de cada pessoa e ajustada adequadamente para não levar à piora do quadro; também são indicados exercícios de relaxamento da musculatura, bem como atividades físicas, pois, a placa miorrelaxante e os tratamentos do bruxismo não removem a causa, apenas diminuem a dor e impedem que ela se cronifique, protegendo os dentes para que não ocorra um maior dano. A eliminação do problema é apenas o controle da ansiedade/stress e equilíbrio do sistema estomatognático em casos de má oclusão. Em algumas situações, indica-se o uso de ansiolíticos ou relaxantes musculares para alívio da dor, porém, devem ser tomados com indicação e prescrição adequada de um profissional. Outros tratamentos para alívio dos sintomas são: aplicação de toxina botulínica (Botox) e acupuntura; em casos de desordem oclusal, podemos indicar o tratamento ortodôntico.
O diagnóstico do bruxismo deve ser feito por um profissional habilitado através de avaliação clínica ou por exames como polissonografia. Após análise individual, o melhor tratamento a ser feito para cada caso será indicado.