Entenda mais sobre Diabetes

Atingindo diversos brasileiros de diversas idades, a Diabetes ainda é uma doença muito frequente e que preocupa diversos especialistas. Dia 14 de Novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate a Diabetes. Conheça mais um pouco sobre esta doença que atinge uma grande parte da população.

O que é Diabetes?
A Nutricionista Tábata C. Franco explica que “a Diabetes é uma doença onde o organismo não produz, ou produz em pouca quantidade a Insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de glicose no corpo”. Ela completa dizendo que “quando não é utilizada de forma correta, a glicose fica alta no sangue e esse excesso, também conhecido como Hiperglicemia, se não controlado, poderá ocasionar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos”.

Como diagnosticar a Diabetes?
O diagnóstico é feito a partir de exames laboratoriais e alguns aspectos clínicos também podem ajudar. “Podem ser levados em consideração alguns sintomas comuns, como: fome e sede excessivos, vontade de urinar diversas vezes ao dia, saber o histórico familiar da doença e os hábitos”, esclarece a profissional.
“Somente Profissionais de Saúde capacitados poderão avaliar e indicar o melhor tratamento”, adverte Tábata.

Como é o tratamento da Diabetes?

Tábata C. Franco
Nutricionista
CRN-3 34503
PREVINA (19) 3872 1103

Um dos fatores mais importantes é controlar os níveis de glicose no sangue. “O controle pode ser realizado com o uso de medicamento via oral e/ou por injeções diárias de Insulina; uma alimentação saudável e práticas de atividades físicas também vão auxiliar no tratamento.
Somente seu Médico poderá indicar qual medicamento é mais indicado. O acompanhamento correto, aliado ao tratamento adequado, poderão dar ao portador da Doença qualidade de vida”, explica a especialista.

Por que é importante a consulta com um nutricionista?
Logo após a consulta com o Médico, recomenda-se consultar um Nutricionista. “Esse profissional poderá tirar todas as dúvidas em relação a alimentação, lembrando que esta ferramenta é muito eficaz no tratamento e controle da Doença”, explica Tábata.
Ela ainda acrescenta que “com um Plano Alimentar correto e individualizado, também podem ser minimizadas as chances de doenças cardiovasculares e dislipidemias”.