Entenda o que é a dieta LowCarb

LowCarb é um estilo de alimentação em que a proporção de nutrientes distribuídos na dieta prioriza o consumo de verduras, vegetais e proteínas de qualidade – como ovos, peixes e carnes.
“Na LowCarb, a proporção de gordura em relação ao carboidrato é um pouco mais elevada do que em uma dieta padrão. Ela não é, necessariamente, uma dieta sem carboidrato, como as pessoas confundem. Portanto, ela é uma dieta em que a distribuição de carboidrato é proporcionalmente menor em relação a uma dieta padronizada”, explica a nutricionista Daniela Menardo.
Uma dieta padrão tem uma distribuição de carboidrato entre 50 e 65%, já na LowCarb essa proporção cai bastante, ficando em torno de 20% a 30%. “Priorizamos o consumo de gorduras naturais e que podem, inclusive, ser gorduras animais.
Hoje, sabemos que o consumo de algumas gorduras, como a gema do ovo, a manteiga e a gordura animal não são maléficas como era considerado antigamente. Também priorizamos o uso de gorduras vegetais, como a do abacate, do coco – óleo de coco, azeite, de castanhas e sementes como componentes dessa parte dietética”, esclarece.

Os benefícios são inúmeros, e os principais são:

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista Funcional e Esportiva. CRN 10334
Fone: 3872 3008/3882 2668

“Por ser uma dieta com baixa distribuição de carboidrato, ela mantém a insulina sob controle o dia inteiro. Em uma dieta mais rica em carboidratos, tem-se muitas elevações de insulina ao longo do dia, e isso pode estar relacionado ao processo de ganho de peso, do desenvolvimento de resistência a insulina, que é o diabetes tipo II, e ao acúmulo de gordura no fígado. Inclusive, o aumento de colesterol no sangue está relacionado a elevações de insulina e com a introdução da dieta LowCarb controlamos esses parâmetros
Por ser rica em gorduras boas, que por sua vez são fontes de ômega 3, a dieta LowCarb tem um caráter anti-inflamatório. Quando você tira a gordura que não é saudável, como as frituras, gorduras de alimentos industrializados e as que vêm de óleos vegetais – como óleo de soja, de milho e de canola -, e prioriza as gorduras naturais dos alimentos, consegue obter uma dieta com perfil anti-inflamatório”, afirma.
Ao contrário do que muita gente pensa, a dieta LowCarb não é dieta rica em gorduras, ela só tem uma distribuição calórica com maior aporte de gordura em relação ao carboidrato. Portanto, é uma dieta que dá muito mais saciedade do que uma dieta comum.
Para que não haja picos de insulina no sangue, é recomendável que não se ultrapasse 15 g de carboidrato por refeição.

Dica:
Entre 150 e 100g de carboidrato ao dia
Ingesta moderada – manutenção de peso
Entre 50 e 100g de carboidrato ao dia
Ingesta baixa – perda de peso sem esforço, manutenção da glicemia no controle de diabetes e resistência à insulina
Entre 20 e 50g de carboidrato ao dia
Perda de peso rápido, cetose (quando o corpo produz corpos cetônicos a partir da gordura como fonte de energia, na ausência do carboidrato. Auxilia na perda de peso e é benéfico para patologias como epilepsia, câncer e diabetes), melhores resultados metabólicos, possibilidades de reversão do pré e diabetes.

Receita LowCarb

Panqueca para o café da manhã

2 ovos
1 colher de sopa de farinha de grão de bico
Sal a gosto
Salsa
Orégano

Misture os ovos + a farinha e temperos e depois despeje numa frigideira já untada com óleo de coco ou manteiga. Doure os dois lados.