Entenda o que é a pitiríase versicolor

Conhecida como “pano branco”, a pitiríase versicolor é “uma infecção fúngica superficial caracterizada por alterações na pigmentação da pele e descamação/coceira local”, diz o dermatologista Waldo H. Akamini.
A doença, que não é contagiosa, pode apresentar como sintomas erupções, perda de cor, escurecimento da pele ou vermelhidão. “As lesões apresentam descamações finas, acompanhadas de prurido (coceira) e o mais característico é a hipopigmentação, que são manchas mais claras que a pele normal”, explica o dermatologista. Ele ainda acrescenta que “o distúrbio da pigmentação – as manchas brancas – é devido a colonização do estrato córneo, a pele, de um fungo que é encontrado na flora normal da pele, conhecido como ‘malassezia furfur’, que só começa a causar problema se houver uma proliferação e crescer

Waldo H. Akamini,
Dermatologista
CRM:128.317
Cel: 19 996.115575

exageradamente”.

Fatores
Existem diversos motivos para que haja a proliferação acelerada desse fungo, como, por exemplo:
– tempo quente e úmido;
– transpiração excessiva;
– ter pele oleosa;
– alterações hormonais;
– sistema imunológico enfraquecido.
“É uma doença mais prevalente nos trópicos e também em países de climas temperados, ou seja, pode ter relação com ambientes úmidos/praia,” afirma o dermatologista.

Tratamento
“Existe tratamento com anti-fúngicos em comprimido e também de uso topico/creme, com melhora satisfatória na maioria dos casos. É uma doença que pode apresentar recidivas e deve ser tratada novamente”, alerta. O médico também lembra que não existe nenhum tipo de prevenção contra essa doença.