Entenda o que é e como funciona a técnica Kinezio Taping

Kinezio Taping é uma técnica que utiliza bandagem elástica adesiva sobre a pele, proporcionando um mecanismo de pressão/força, que tem como principal objetivo o alívio da dor e prevenção de lesões.
Kinesio: é uma fita de fibra de algodão hipoalergênica sem latex que se estende longitudinalmente. A parte adesiva da fita contém uma cola acrílica impermeável, podendo permanecer no corpo por 3-4 dias (mesmo no caso de transpiração e contato com a água). A fita não contém medicamento.
A bandagem Kinesio surgiu nos anos 90, com KensoKase, um quiroprata japonês, e teve seu ‘’boom’’ nas olimpíadas de 2000, com o fornecimento das bandagens coloridas para os atletas. Desde então, sua popularidade vem aumentando, juntamente com seu uso.
É uma técnica recente e pesquisas ainda vêm sendo realizadas para tentar provar sua eficiência, observada no meio esportivo e clínico.
A bandagem surgiu com o propósito de diminuir a dor, dando aferência proprioceptiva e corrigindo a função muscular, sem limitar o movimento das articulações (dada sua propriedade elástica).

Preconiza 6 tipos de aplicação básica no corpo:
Muscular: a aplicação muscular da Kinesio visa aumentar ou diminuir o tônus muscular.
Ligamentar: visa estimular mecanoreceptores, promovendo diminuição de dor e estabilização do ligamento.
Correção espacial: visa aplicar uma tensão significativa sobre a pele, criando um levantamento de pele em um ponto específico.
Correção funcional: visa a correção posicional de articulações.
Correção fascial: visa o deslocamento da fáscia, diminuindo adesões e melhorando dor e mobilidade.
Linfática: são utilizadas em distúrbios de drenagem linfática, estimulando o sistema a retomar sua função.
Como funciona?
A fita utiliza sua elasticidade para levantar a pele dos tecidos adjacentes, formando pequenas ‘’rugas’’.
Dado que a fita está em contato com a pele, envia informações importantes para o cérebro (estimulação sensorial e informação proprioceptiva), que causa uma reação reflexa do músculo.
As bandagens podem causar inibição de dor por estímulo eferente proprioceptivo muscular e tátil na pele, o que causa um bombardeamento de estímulo que competirá com estímulo doloroso da lesão.
Para aplicar a técnica, é necessário ter um profundo conhecimento da anatomia da área a ser tratada e fazer uma avaliação completa do paciente. Nessa avaliação é fundamental saber:
– estrutura(s) lesada(s);
– grau da lesão;
– fase da lesão;
– mecanismo de lesão, para poder aplicar a bandagem de forma efetiva.

Existem contra-
indicações no caso:
Lesões de pele
Alergia
Cicatrizes abertas
Bolhas e queimaduras
Aversão do paciente
Impossibilidade de usar a fita à mostra.
“Vale ressaltar que uma vez que for decidido o uso da bandagem como tratamento, é fundamental que o terapeuta explique o motivo do uso da bandagem e como ela atuará, para que o efeito seja ainda melhor”.