Entenda o que é e como funciona o vírus da raiva e as precauções para evitá-lo

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus. É considerada uma zoonose, já que afeta os animais e também o ser humano. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato com a saliva de um animal infectado. Por exemplo, em casos de mordedura e lambidas em feridas abertas.

Natália Idalgo de Queiroz – Médica veterinária
CRMV:SP 23.967

Os sintomas da raiva podem incluir: salivação excessiva, convulsão, sensibilidade exagerada no local da mordida, excitabilidade, perda de sensibilidade em uma área do corpo, dor de cabeça difusa, febre baixa, espasmos musculares, agitação, ansiedade, dificuldade de engolir, fotofobia e hidrofobia (medo de água).
“Mesmo sendo controlada nos animais domésticos em várias partes do mundo, a raiva demanda atenção em razão dos animais silvestres e também de seu ciclo aéreo, onde o morcego é o hospedeiro”, diz Natalia Idalgo, médica veterinária.
A vacinação de cães e gatos e o tratamento preventivo em humanos são as duas principais formas de controle da raiva, “já que a raiva normalmente leva à morte, não tendo um tratamento eficaz”, alerta a especialista.

Algumas orientações:
“Em caso de mordida, a ferida deve ser limpa com sabão e água antes de qualquer outra medida. Depois, a pessoa deve procurar imediatamente um posto de saúde para receber as orientações necessárias quanto a profilaxia da raiva humana.
Caso apareça um morcego em sua residência ou qualquer outro local, jamais coloque a mão, mesmo se estiver morto. Ligue para a Vigilância Sanitária e eles virão recolher”, alerta a veterinária.
A vacinação anual de cães e gatos também é muito importante. “A vacina pode ser feita durante a campanha gratuita do governo ou particular em clínicas veterinárias.
Ainda hoje existem casos de raiva humana no Brasil, portanto, não deixe de vacinar seus cães e gatos, não manipule morcegos e procure um posto de saúde em caso de mordida de qualquer animal mamífero (incluindo os morcegos)!”,

Edimar Lopes de Almeida – Supervisor da VISA e
Zoonoses de Cosmópolis

alerta.
Segundo Edimar Lopes de Almeida, Supervisor da VISA e Zoonoses de Cosmópolis, “caso passe por algum local e esse animal acabe te mordendo, o primeiro passo é ir ao serviço de saúde mais próximo.Após isso, esclareça ao atendente o local mordido para que a informação seja passada para a Zoonose, com a característica do animal. É importante para a Zoonoses localizar o animal”.