Entenda o que são os Distúrbios dos Movimentos

Os distúrbios dos movimentos agregam uma gama de doenças que afetam nosso sistema motor, prejudicando sua qualidade e ou eficiência.
As mais comuns afecções, segundo o neurologista Cleiber Stella, são a doença de Parkinson, coréias e atetoses, tiques, tremores, distonias e torcicolo espasmódico.
“A doença de Parkinson caracteriza-se por rigidez muscular, tremor de repouso e lentidão dos movimentos; normalmente, os sintomas são progressivos. No quadro coréico, há movimentos anormais involuntários de várias características e graus. A mais comum era conse-quência da febre reumática, felizmente rara hoje. O tremor mais comum é o chamado essencial, de extremidades e normalmente não necessita de tratamento, pois, não é limitante. Já o torcicolo espasmódico é limitante e exige

Cleiber Stella
Neurologista
CRM: 27299
Interclínicas Cosmópolis
Rua Ramos de Azevedo, 57B
Fones: 3812 2341 /
3812 2263

tratamento”, explica o especialista.
De acordo com Cleiber, a doença de Parkinson é mais comum na terceira idade, mas há casos de pessoas jovens com essa patologia.
“Há casos leves e casos que prejudicam sobremaneira a qualidade de vida dos portadores desses distúrbios, sendo a doença de Parkinson mais limitante nos estágios tardios”, pondera.
Causas e tratamentos
O neurologista explica que os fatores causadores ou etiogênicos são hereditários ou secundários a múltiplas doenças neurológicas.
Com relação aos tratamentos, atualmente, há vários: farmacológicos, fisioterápicos e, especialmente, os cirúrgicos e por intermédio de aplicações de toxina botulínica intermitente, dependendo evidentemente de análise acurada de cada quadro clínico.
“Não há como evitar a maioria dessas doenças, salvas raras exceções”, comenta. “Na presença de quaisquer distúrbios dos movimentos, o melhor é procurar um especialista para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado”, conclui.