Entenda porque o parto natural deve ser priorizado

“A mulher precisa entender como funciona o parto, quais intervenções podem acontecer, quando cada uma deve ser aplicada e tomar decisões conscientes sobre cada uma delas”

Bruna Genaro – Doula e Consultora em Amamentação. Instagram: @brunagenarodoula. WhatsApp: (19) 99859-6801 E-mail: brunagenarodoula@gmail.com

Mulheres ao redor do mundo optam cada vez mais por realizar partos de maneira natural, que é um parto vaginal,  assim como o parto normal, porém, com o mínimo de intervenções possível, além de haver uma tendência de cesáreas sem indicação serem desencorajadas. Não é a toa que esse movimento tem gerado muitas discussões e ganhado grande relevância ao passar dos anos. Um estudo liderado pela Fiocruz aponta que realizar cesárea sem indicação é associado a um risco 25% maior de mortalidade na infância. Para trazer mais clareza ao assunto, Bruna Genaro, Doula e Consultora em Amamentação, responde as principais perguntas a cerca do importantíssimo tema.

1) O que é importante saber a respeito do processo do parto?
Eu sempre digo que primeiro a mulher vai parir entre as orelhas e, depois, entre as pernas. Tudo começa dentro da cabeça. A mulher precisa se preparar para esse momento. Quando vamos viajar, sempre planejamos, vendo o que precisa levar, como vamos, como vai ser e, principalmente, fazemos a mala. No parto não é diferente. A mala é o conhecimento que tivemos na gestação e levamos para o dia do parto. Sem bagagem, não tem viagem; sem conhecimento, não tem parto com respeito. Mais do que o parto natural, é necessário entender o que é um parto com respeito.
A mulher precisa entender como funciona o parto, quais intervenções podem acontecer, quando cada uma deve ser aplicada e tomar decisões conscientes sobre cada uma delas. Às vezes, a cesárea pode ser necessária (10 a 15% de acordo com a OMS), então, a mulher precisa entender quando ela pode ou não acontecer.
..
2) Quais são as principais medidas tomadas para que o parto natural seja bem sucedido?
Ter uma doula certamente facilita o processo de preparação para o parto. Esse é o nosso papel, informar e ajudar a mulher construir essa bagagem que ela vai levar para o parto. Informação é poder!
As pesquisas mostram que a presença da doula pode reduzir em:
50% as taxas de cesárea;
20% a duração do trabalho de parto;
60% os pedidos de anestesia;
40% o uso da ocitocina sintética;
40% o uso de fórceps.

3) Quando é necessário fazer a cesárea?
Em casos de:
Placenta prévia total;
Descolamento prematuro de placenta;
Prolapso de cordão;
Bebê transverso em trabalho de parto;
Herpes genital com lesão ativa no trabalho de parto;
Desproporção cefalo-pélvica;
Batimentos fetais não tranquilizadores.

4) Por que ocorrem tantas mortes de bebês quando a cesárea é feita sem indicação?
A cesárea foi feita para salvar vidas. Ela deveria ser usada com esse intuito, mas, infelizmente, não é a realidade do Brasil, chegando em 89% de cesárea pelos planos de saúde.
A cesárea é uma cirurgia de médio porte. Ninguém se submeteria a uma cirurgia de médio porte sem real necessidade, e, por que, submeter às mulheres a esse risco sem necessidade?

5) Por que o parto natural deve ser priorizado?
Parir é algo natural. Todas as mulheres foram feitas por Deus para isso. Nós não temos que duvidar se somos capazes; ao nascermos mulheres, fomos dotadas para parir. O que, como mulheres, temos que entender é que nos fizeram desacreditar de nós mesmas. Como se dissessem que não sabemos como respirar. Parir é tão natural quanto respirar. Mas precisa de preparo. Precisa começar dentro da cabeça. A minha dica é: mulher, acredite em você! Acredite na sua capacidade de parir e prepare-se para isso. Você pode!