Entenda qual é o trabalho de um psicopedagogo

Profissional é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem

Aline Fernanda Carneiro de Moura
Pedagoga, Psicopedagoga
Especialista em Transtorno do Espectro Autista,
Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado
Fundadora e Diretora da Motiva Psicopedagogia e Reforço Escolar
Rua Santa Gertrudes, 1441 – Bela Vista
Fone: 99105 9930

Os problemas de aprendizagem preocupam pais, professores e todos que estão envolvidos no processo educacional; o baixo rendimento escolar e as notas baixas podem ter muitos motivos.
É comum que a criança não consiga falar sobre o que lhe aflige, o que lhe frustra e não consiga identificar, muito menos expressar suas dificuldades. Ela precisa de ajuda para buscar a causa de seus problemas, para adquirir maturidade, para desenvolver seu raciocínio e desenvolver mais foco e atenção.
O Psicopedagogo poderá ajudá-la a encontrar as melhores ferramentas e estratégias, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.
Para entender as dificuldades de aprendizagem, é necessário realizar uma avaliação psicopedagógica ou diagnóstico psicopedagógico que consiste em um processo observador e investigativo, que por meio da coleta e análise de informações relevantes do sujeito, através de jogos, leituras, técnicas de diagnóstico e também investigação da vida escolar junto aos educadores, através desses instrumentos, é possível verificar os vários elementos que influenciam no processo de ensino e aprendizagem do mesmo.
O Psicopedagogo pode atuar nas seguintes áreas: Institucional/Escolas, Atendimento Clínico e Hospitalar.
Quando devo procurar um psicopedagogo? Fique atento quando a criança/adolescente apresentar os seguintes sinais: Problemas de articulação da fala, Dificuldade de atenção, Aquisição lenta de vocabulário, Dificuldade de seguir rotinas, Hiperatividade, Dificuldade de adaptação na escola, Inversão de letras, sílabas ou palavras, Leitura e escrita lenta para a idade; Letra ilegível, Desorganização geral devido a desorientação espacial, Falta de concentração, Problemas com atenção e memória, Desmotivação e falta de interesse nos estudos, Dificuldade de raciocínio lógico (matemática).
A terapia com o psicopedagogo é indicada para: distúrbios de aprendizagem, entre eles: Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Dislexia, Disgrafia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos Globais do Desenvolvimento e outros.
É importante ressaltar que o trabalho psicopedagógico tem caráter interdisciplinar, assim, deve ser desenvolvido juntamente com uma equipe multidisciplinar que, dependendo do caso, deve considerar neurologista, neuropediatras, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, otorrinolaringologista. Os neurologistas, neuropediatras e psiquiatras são responsáveis pelo fechamento do diagnóstico na área da saúde. O psicopedagogo atende crianças, adolescentes e idosos. Abaixo algumas diferenças entre professor particular e psicopedagogo.
Na Motiva Psicopedagogia, além de atendimentos psicopedagógicos, oferecemos também apoio escolar e reforço escolar, dando todo suporte pedagógico nas aulas à distância das escolas. Atendemos alunos da educação infantil até o 9º ano.