Entenda sobre os cuidados com os animais no verão

Acompanhe algumas dicas de como mantê-los hidratados e livres de pulgas e carrapatos com a Médica Veterinária

No verão, as altas temperaturas incomodam os animais e é nossa responsabilidade amenizar o sofrimento deles. Alguns cuidados, como hidratação, proteção solar e prevenção de doenças por parasitas devem ser tomados.
No calor, as pulgas e carrapatos se reproduzem mais, portanto, deve-se usar medicamentos como forma preventiva. Atualmente, existem várias opções no mercado, além de ser recomendado também o controle destes ectoparasitas no ambiente, já que são responsáveis por sérias doenças, como a erliquiose e as verminoses.
A hipertermia ou insolação é o aumento na frequência respiratória devido ao calor, que evolui para falta de ar, mucosas arroxeadas, e é consequência do aumento exacerbado da temperatura corpórea. Ocorre com mais frequência em cães braquicefálicos, como buldogues e pugs, porém, pode acontecer com qualquer cão.
O animal desmaia, tem convulsões e corre risco de morte. Pode ocorrer após um passeio em um dia muito quente ou após serem deixados trancados dentro do carro. Portanto, deve-se evitar passeios nos horários mais quentes do dia. Aconselha-se fazer passeios somente antes das 10 horas ou após às 17 horas.
Outra orientação importante é quanto a hidratação, devendo-se sempre deixar água fresca e abundante disponível para o animal. Colocar cubos de gelo na água pode incentivar o seu consumo. Rações úmidas e frutas também contêm água e podem ser oferecidas.
Os animais, principalmente os cães, costumam comer menos no verão. Uma forma de incentivá-los a comer é oferecer a comida ao final do dia, quando a temperatura estiver mais baixa, o que também facilita o processo digestivo.
É aconselhável também deixar os animais em locais bem arejados e sombreados durante o dia. Pisos frios para deitarem ou uso de tapetes gelados próprios para pets também ajudam a controlar a temperatura. Banhos com água morna ou fria também podem ajudar.
Para os cães e gatos de pelagem branca é recomendado o uso de protetor solar próprio para animais, como forma de prevenção do câncer de pele, assim como, evitar deixá-los tomar sol nos horários mais quentes.
Nesta época, as pessoas costumam viajar para a praia e, muitas vezes, levam seus pets junto. Mas não podem se esquecer de tomar alguns cuidados, como o uso de protetor solar próprio, garantir prevenção contra pulgas e carrapatos antes da viagem, estar com as vacinas e vermífugo em dia, e usar produto preventivo contra a dirofilariose, também conhecida como ‘verme do coração’, muito comum em regiões de praia.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967