Entenda um pouco da cirurgia ortognática e de seus efeitos estéticos

Conhecido como cirurgia ortognática, o procedimento estético visa tratar pacientes que têm problemas de crescimento nos ossos do rosto, tendo como consequência mordidas tortas.
O diagnóstico pode ser dado durante o período de infância. “Os pais, muitas vezes, demoram para levarem as crianças ao cirurgião dentista, principalmente, ao ortodontista. Não precisa esperar trocar os dentes de leite para depois consultar sobre a necessidade de aparelhos dentários. Muitos pacientes com necessidade cirúrgica na idade adulta, não receberam um tratamento ortodôntico na infância. Nessa fase, o ortodontista vai tratar, se necessário, o direcionamento do crescimento dos ossos da face”, explica o dentista Paulo Cézar Melo Terra.
Além disso, o especialista afirma que é importante que os pais se atentem e observem se o queixo da criança está torto para algum lado, principalmente, quando a boca está fechada. Este é um sinal claro de um desequilíbrio de crescimento, ocasionado principalmente, pelo céu da boca fechado. “Um ponto que devemos enfatizar é a importância dos pais levarem seus filhos ao ortodontista a partir dos 5 anos de idade”, aconselha.
Entretanto, muitos casos cirúrgicos são determinados pela genética do paciente e, infelizmente, mesmo sendo realizado um tratamento durante a infância com aparelhos dentários, o indivíduo ainda poderá passar por procedimentos cirúrgicos quando adulto.

Como funciona
Segundo Paulo Terra, para que ocorra a cirurgia, é necessário que o paciente esteja fazendo um tratamento com aparelho dentário, para que se tenha uma correção correta da mordida. O cirurgião e o ortodontista devem, obrigatoriamente, trabalhar juntos na execução de um caso cirúrgico.
“A fase inicial do tratamento com o aparelho tem como objetivo direcionar os dentes para as suas posições naturais. Na maioria dos pacientes com a mordida torta, os dentes ocupam posições erradas na tentativa de compensar o crescimento incorreto dos ossos. Dessa forma, a movimentação desses dentes causa uma piora temporária na mordida e também na estética da face”, explica.
A piora da mordida tem como objetivo criar condições para obtenção, ao final do processo cirúrgico, de uma face agradável combinada com uma mordida correta. “O ortodontista (dentista do aparelho) descompensa a mordida para que o cirurgião consiga o encaixe dos dentes durante a cirurgia. É necessário piorar para depois conseguir o sucesso”.
Após a cirurgia, o paciente ainda continua o tratamento com o aparelho dentário, para pequenas correções. Dessa forma, o ortodontista realiza uma finalização correta do tratamento, tendo como consequência a estabilidade da mordida. “As cirurgias ortognáticas são realizadas, na maioria das vezes, através do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios médicos”.

 

Paulo Cézar Melo Terra
Clínico Geral/ Ortodontia
CRO-SP: 102.821
Clínica Dentista Para Todos
Fone: 3812 5060