Entendendo o Natal

Nós que desejamos honrar o Senhor Jesus, devemos nos perguntar: “honramos e nos submetemos ao Senhor ao celebrar o natal?” O dia 25 de dezembro não é um feriado cristão! Ele tem sido comemorado por milhares de anos (centenas de anos antes de Cristo) pelo homem pagão como um tempo determinado para adoração ritualística ao seu deus-sol pagão, quer seja ele chamado de deus-sol, Saturno, Ozíris, Mithra, Tamuz, ou simplesmente Sol. O nome do deus diferia dependendo da cultura, mas tinham algo em comum: era dito que todos eles tinham nascido em 25 de dezembro. De fato, as festas de inverno que comemoram o nascimento do deus-sol pagão Mithra foi chamado de “A Natividade”, a natividade do sol.
Foi deste festival que recebemos muitos dos costumes praticados hoje na celebração do natal. A árvore de Natal é igualmente pagã de origem. Sem dúvida, é contra esta prática particular que o nosso Senhor nos adverte na Bíblia em Jeremias 10:2-5. Ninguém sabe ao certo o dia em que o Senhor Jesus nasceu. Não existe nenhuma data específica registrada na Bíblia, o que certamente não foi um equívoco da parte de Deus.
Sem dúvida, Sua intenção em não nos dar um registro exato desta data é que Ele preferia que o homem não comemorasse em qualquer dia particular este evento e certamente nunca aprovaria a adoração de rituais pagãos nas celebrações de tal data, mas antes, que o homem mantivesse uma atitude contínua de apreciação pelo nascimento de Jesus Cristo durante os trezentos e sessenta e cinco dias do ano.
É certo, segundo as escrituras, que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Na época de Seu nascimento, os pastores viviam com seus rebanhos nos campos (Lc 2:8). Sabe-se bem que os pastores na Palestina não “habitavam” nos campos na estação de inverno e nunca recolhiam seus rebanhos no sopé das montanhas e nos campos depois da metade do mês de outubro.
Também, considerando os invernos extremamente frios na Palestina e altamente improváveis, se não impossível, que Maria em seu adiantado estágio de gravidez tivesse condições de viajar no mínimo 100 km por regiões montanhosas, com uma altitude de 1.000 metros em média e em pleno inverno.
A Bíblia declara que o primo de Jesus, João Batista, era seis meses mais velho que Jesus. Através de muitos fatos específicos fornecidos pela Bíblia, podemos situar o nascimento de João no começo da primavera, provavelmente por volta do mês de março. Assim, Jesus deve ter nascido em setembro ou outubro. Portanto, vemos que a celebração do 25 de dezembro não originou com o nascimento de Cristo, nem ao menos tem qualquer relação com Seu nascimento.
A prática de celebrar “o dia mais sagrado” sob o nome de “Natal” veio a existir no século V, quando foi fixado por alguns “líderes religiosos” o 25 de dezembro como sendo o aniversário de Cristo. Desde então, esta data tem sido legada a nossa geração como a data do nascimento de Cristo.
Devido ao espaço reservado nesta coluna não foi possível esclarecer ainda mais este assunto, mas se desejar mais esclarecimento, nos envie um e-mail solicitando. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2).