Assumindo a oposição, caráter mais violento, os servos de Deus ficam novamente perplexos, pois, lhes parece que eles motivaram a crise. Entretanto, a consciência e a Palavra de Deus lhes asseguram que sua conduta é correta. Embora continuem as provações, eles são fortalecidos para suportá-las. A luta se torna mais renhida e acirrada, mas sua fé e coragem aumentam com o perigo. Seu testemunho é: “Não ousamos tentar alterações na Palavra de Deus, dividindo a Sua santa lei, dizendo ser essencial uma parte, e outra não, com o objetivo de alcançar o favor do mundo. O Senhor a quem servimos é capaz de nos livrar. Cristo venceu os poderes da Terra: teremos medo de um mundo já vencido?”
A perseguição em suas várias modalidades é o desenvolvimento de um princípio que irá perdurar enquanto Satanás existir e o cristianismo tiver poder vital. Ninguém poderá servir a Deus sem atrair a oposição das hostes das trevas. Anjos maus o assaltarão, alarmados de que sua influência lhes esteja arrebatando a presa. Indivíduos maus, reprovados pelo seu exemplo, vão unir-se ao seres caídos, procurando separar de Deus tal pessoa, por meio de sedutoras tentações. Quando estas não surtem o efeito esperado, recorre-se ao poder compulsório para forçar a consciência.
Enquanto Jesus permanece como intercessor do ser humano no santuário celestial, a influência controladora do Espírito Santo é sentida pelos governantes e pelo povo. Essa influência governa, ainda, até certo ponto, as leis do país. Se não fosse assim, a condição do mundo seria muito pior do que é agora. Embora muitos de nossos legisladores sejam ativos agentes de Satanás, Deus também tem os Seus instrumentos entre os líderes da nação. O inimigo incita seus servos a que proponham medidas que atrapalhariam muito a obra de Deus, mas estadistas que temem o Senhor são influenciados por santos anjos para que se oponham a essas propostas, com argumentos incontestáveis. Assim, um pequeno grupo irá restringir poderosa sequência de males. A oposição dos inimigos da verdade será restringida a fim de que a mensagem do terceiro anjo possa efetuar a sua obra. Quando for dada a advertência final, prenderá a atenção das pessoas influentes por meio de quem o Senhor está agora a atuar, e algumas delas a aceitarão, e vão manter-se com o povo de Deus durante o tempo de angústia (O Grande Conflito, p. 610, 611).
Meditações Diárias
Casa Publicadora Brasileira