Entrega de brinquedos na escola “Fernando Bertazzo” é sucesso

Na E.M.E.B. Professor Fernando José Bertazzo, aconteceu, na quarta-feira (09), a entrega de brinquedos fabricados pelos próprios alunos. O projeto foi feito em comemoração ao Dia das Crianças e demorou cerca de sete meses para a finalização de todos os brinquedos, mas, teve seu resultado dentro do tempo estimado. Os brinquedos foram feitos com papelão e tinta guache. Todas as crianças participaram.
O projeto foi elaborado pelo professor de educação física José Arnaldo Dias de Argôlo com o objetivo de que o aluno aprenda a fabricar seu próprio brinquedo, resgatando a brincadeira de outrora.
“Criança vai ser sempre criança, mesmo num mundo tecnológico, eletrônico e materialista. A brincadeira, o lúdico, o resgate de brinquedos, sempre vão ter que fazer com que esta criança não perca a doçura de ter na sua infância a brincadeira de fantasiar, sonhar, ver seu mundo diferente. Sendo assim, construindo seus pensamentos brincando, realizando, sonhando situações que a ajudarão na idade adulta”, explica o professor sobre o projeto.

Origem do projeto:
O projeto começou em 2006. “A ex-diretora da EMEI Alice Campos Lapa, Marlene, solicitou que fizéssemos um projeto para apresentar para as crianças no mês de outubro, pelo dia das crianças. Nesse projeto, os brinquedos teriam que ser confeccionados pelos pais dos alunos. Neste ano, vim para a escola “Fernando Bertazzo” e trouxe a ideia. A direção gostou, aprovou e me apoiou do início ao fim. Não só me apoiou como me deu suporte em todas as dificuldades durante o processo”, explica.
Todos os brinquedos foram fabricados pelos alunos da escola, de todas as séries. O trabalho de finalização foi feito pelo professor até mesmo fora do horário de trabalho. A primeira série da escola também realizou uma apresentação de dança no início da entrega dos brinquedos aos alunos. Depois da entrega, também foram servidos pastéis.
Para o professor, outra grande conquista para que o projeto acontecesse foi a disposição da equipe que o acolheu e se prontificou no que ele precisou. “Repito, só foi possível por causa dessa equipe que não mediu esforços para me auxiliar no que fosse necessário. Obrigado, gratidão é o que eu sinto por entenderem esse sonho”, diz.
O professor José Arnaldo ainda conclui que “foi uma experiência a mais, aprendi muito. Principalmente, que a humildade é entender o outro na hora que ele mais precisa”.