Entrevista com Andres Marcelos

O quadro ‘Entrevista’ desta semana é com Andres Marcelo Pereira, com 43 anos, que tem um comércio de calhas. Criado desde pequeno em Cosmópolis, ele nos conta um pouco mais sobre a sua vida profissional.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Você nasceu e cresceu aqui?
Andres Marcelo Pereira: Sim, eu nasci e cresci em Cosmópolis.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi a sua infância na cidade?
Andres: Foi a melhor possível. Se eu pudesse voltar no tempo, ela seria em Cosmópolis de novo. Naquela época, as coisas eram muito boas, mas, infelizmente o que eu tive, hoje, não posso dar para os meus filhos, por conta da segurança, por exemplo, que não é igual a de antigamente.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Você sempre quis trabalhar com calhas? Como descobriu que queria se envolver nesta área?
Andres: Não. Na verdade, eu queria construir carreira dentro da “Bosch”. Eu já era efetivo lá, trabalhando como operador multifuncional, mas, por motivos maiores, acabei montando esse comércio. Tudo começou com a proposta de um amigo. Ele trabalhava com isso em Sumaré. Quando ele sofreu um acidente e ficou desempregado, acabou vindo para cá e me fez essa proposta, dizendo que era um negócio rentável e eu aceitei.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Desde quando trabalha com calhas? Quando começou, quais foram os principais desafios?
Andres: Nós abrimos em 2015. Os maiores desafios foram a aprendizagem e o conhecimento. Eu não conhecia nada, e os clientes são exigentes. Fui aprendendo no dia a dia com meu sócio, que já tinha experiência.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como é ser autônomo?
Andres: É difícil, principalmente, aqui em Cosmópolis. O comércio na cidade é muito parado. Se esse comércio que tenho aqui, fosse em outra cidade, estaria bem melhor.

GAZETA de COSMÓPOLIS: O que você acha que lhe faltou no começo da carreira?
Andres: Ter me especializado em administração. Ter feito um SEBRAE, por exemplo. Isso ajudaria muito, principalmente, depois que me separei do meu sócio, para administrar o dinheiro. É preciso saber para onde vai direcioná-lo.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Que dica você daria para quem está ingressando nesta carreira?
Andres: É preciso ter fé, focar naquilo que quer e ter objetivo. Eu já desanimei algumas vezes, mas, os meus familiares não deixaram. Os meninos que trabalham comigo também dão bastante força. Então, tenha metas e persista muito.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Deixe sua mensagem.
Andres: Esteja sempre em busca dos seus sonhos e aberto a vivenciar novas oportunidades e experiências. Não desista quando começarem as dificuldades e sempre persista naquilo que quer. As coisas boas vêm com o tempo. Dedique-se, inove, invente e se arrisque.