Entrevista com David Daniel Serafim

O quadro ‘Entrevista’ desta semana é com David Daniel Serafim, com 54 anos, funileiro. Nascido e crescido em Cosmópolis, ele conta um pouco mais sobre sua vida profissional.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi sua infância em Cosmópolis?
David Daniel Serafim: Minha infância na cidade foi ótima. Podia andar na rua a qualquer momento que não tinha perigo nenhum. A cidade era super tranquila. Brincava bastante, conhecia todo mundo e a segurança, com certeza, era melhor. Hoje, sair na rua à noite é muito perigoso.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Você sempre quis trabalhar nesta área? Quando descobriu que queria trabalhar nesta área?
David: Na verdade, não. Eu era encarregado na ‘Teka’. Trabalhei por lá 23 anos. Comecei varrendo lá dentro e fui crescendo. Mas, quanto mais você sobe, é mais fácil ainda você cair. Na época que eu saí, cheguei a procurar serviço por um tempo, mas, não achei nada. Então, eu tinha um conhecido que entendia disso, o pai dele tinha as ferramentas e aí cada um entrou com uma coisa e nos tornamos sócios.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Quando começou com seu negócio, quais foram os principais desafios enfrentados?
David: O que me auxiliou muito foi eu ter feito faculdade. Concluí o curso de administração na década de 90. Eu abri a funilaria em 2003, assim que saí da ‘Teka’. Eu não conhecia o ramo, então, entrei de sócio com um conhecido. No começo, a maior dificuldade foi administrar as pessoas. Tive que aprender sozinho tudo que se faz dentro de uma funilaria, desde desmontar um carro até pintá-lo. Depois, fui correndo atrás de novas opções e expandindo o negócio. Quando eu desfiz a sociedade, também tive que recomeçar sozinho. Ganhamos a confiança do pessoal. Antigamente, era bem melhor para trabalhar. Hoje, a crise afetou muito o nosso país. Tudo está bem mais complicado para a população.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como é ser autônomo para você?
David: Hoje em dia, é um problema. Quando você tem sua carteira assinada, você sabe que, no fim do mês, receberá um dinheiro.Já trabalhando como autônomo, você não tem garantia de salário, aí você tem aluguel para pagar, funcionário também; então, é meio complicado. Porém, é um trabalho tranquilo, você pode fazer seu horário.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Que dica você daria para quem está ingressando nesta carreira agora?
David: Não só nessa carreira, mas em qualquer outra, o fundamental é você se dedicar. Faça tudo como se fosse feito para você. Procure aprender, porque nós nunca sabemos de tudo, por isso, é preciso sempre buscar novos desafios.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Deixe sua mensagem.
David: O povo da nossa cidade deveria investir e incentivar as pessoas a montarem seus negócios por aqui. Cosmópolis está abandonada, nem ponto de encontro temos. Valorize o comércio da nossa cidade. Quando alguém abrir algo novo, passa dar uma olhadinha, dá uma força para ver como é. Precisamos nos ajudar, porque, aos poucos, as coisas estão fechando.