Entrevista com Eliana Cristina Estevam Andretto

Nesta semana, o quadro Entrevista é com Eliana Cristina Estevam Andretto, que atua como Conselheira Tutelar e mora em Cosmópolis há 31 anos. Ela tem muito a dizer sobre a cidade:
Gazeta de Cosmópolis: Fale um pouco sobre a sua profissão.
Eliana Cristina Estevam Andretto: Tenho formação em Pedagogia. Porém, atuo como Conselheira Tutelar desde 2016. Antes de me tornar Conselheira, era proprietária de uma escola de idiomas na cidade de Paulínia. Contudo, apesar de gostar muito do que eu fazia, trabalhando na área de proteção à criança e adolescente, foi onde realmente encontrei maior satisfação profissional, o que me motivou a fazer pós-graduação em Aconselhamento Familiar em 2017.
Gazeta de Cosmópolis: Por que veio para Cosmópolis?
Eliana Cristina Estevam Andretto: Morava em Penápolis-SP, na zona rural. Meu pai, por intermédio de um tio, veio trabalhar em Cosmópolis (na Petrogas) e trouxe a família em 1988.
Gazeta de Cosmópolis: Como foram a sua infância e adolescência?
Eliana Cristina Estevam Andretto: Minha infância foi maravilhosa! Tenho 4 irmãos, meus pais eram firmes, mas, amáveis conosco. Morávamos no sítio, a TV era ligada somente em algumas horas do dia, assim, nossa diversão era brincar no pomar de frutas, nadar e pescar no rio com os amigos, entre outras brincadeiras.
Gazeta de Cosmópolis: O que você mudaria em Cosmópolis?
Eliana Cristina Estevam Andretto: Eu acredito que nossa cidade precisa de melhorias. Por exemplo, escolas técnicas profissionalizantes (públicas); espaços para diversão em família; e também, na área social, mais atenção aos problemas relacionados ao uso de drogas. O município precisa de projetos para prevenção ao uso de drogas e também instituições de apoio/tratamento para dependentes químicos.
Gazeta de Cosmópolis: Que dica você daria para os jovens cosmopolenses?
Eliana Cristina Estevam Andretto: Estudem, tenham metas e não se acomodem! Respeitem seus pais (ou quem te cria). Não deixem que circunstâncias, principalmente as difíceis, definam quem você é ou o que você quer. Conectem-se com os amigos, mas conectem-se principalmente com seu Criador.
Gazeta de Cosmópolis: Quais são os seus planos para o futuro?
Eliana Cristina Estevam Andretto: Estou chegando naquela idade que só se pensa em preparar a aposentadoria. Desejo continuar trabalhando em prol de nossas crianças e adolescentes; continuar cuidando da minha família e, acima de tudo, amadurecer bem física, emocional e espiritualmente.
Gazeta de Cosmópolis: O que você mais gosta na nossa cidade?
Eliana Cristina Estevam Andretto: Gosto das pessoas! Quase toda minha família mora aqui, além de amigos e irmãos.
Gazeta de Cosmópolis: Deixe uma mensagem para os leitores
Eliana Cristina Estevam Andretto: Deixarei uma frase que gosto muito, que diz:
“Muitos pretendem ser melhor que os outros… Seja melhor para os outros. Eis o verdadeiro aperfeiçoamento pessoal”
Ângelo Vieira da Silva,
Pastor Presbiteriano