Entrevista com Ezequiel Augusto Viana dos Santos

Ezequiel Augusto é professor

A Entrevista desta semana é com Ezequiel Augusto Viana dos Santos, que tem 30 anos de idade e é professor. Veja o que ele tem a falar sobre a cidade.
Gazeta de Cosmópolis: Fale um pouco sobre a sua profissão.
Ezequiel Augusto Viana dos Santos: Comecei a lecionar em 2012, na Educação de Jovens e Adultos, no antigo Colégio Pró-Ensino. Trabalhei com adultos e adolescentes e, hoje, trabalho com crianças do Ensino Fundamental 1 no município de Hortolândia. Ser professor é mais que um dom, é missão Divina. Embora não seja uma profissão adequadamente valorizada em nosso país, é a profissão que forma todas as outras profissões. Mas, o professor não é importante apenas para transmitir conhecimentos e direcionar ao mercado de trabalho, ele é fundamental também para a formação pessoal do indivíduo.
Gazeta de Cosmópolis: Como foram a sua infância e adolescência?
Ezequiel Augusto Viana dos Santos: Foram fases tranquilas, de muito aprendizado. Somos em quatro irmãos e, desde cedo, aprendemos a dividir; um período sem luxos ou vaidades. Meu pai (em memória) me ensinou o valor do trabalho honesto, levando-me, desde pequeno, para carregar tijolos nas construções que fazia. Já o socialismo, esse aprendi com minha mãe, que nunca se apegou a bens materiais e nos incutiu a importância de dividir o pouco que temos com as outras pessoas.
Gazeta de Cosmópolis: Quais são os seus planos para o futuro?
Ezequiel Augusto Viana dos Santos: Dedicar-me apenas ao serviço público… Ser “empreendedor” não é para mim, nunca ambicionei isso, apenas aconteceu. Também, da mesma forma que muitos brasileiros, tenho o sonho da casa própria e de viajar bastante pelo Brasil e, quiçá, pelo mundo.
Gazeta de Cosmópolis: O que você mais gosta na nossa cidade?
Ezequiel Augusto Viana dos Santos: Desse “ar” de cidade interiorana, da simplicidade das pessoas.
Gazeta de Cosmópolis: Há quantos anos mora aqui?
Ezequiel Augusto Viana dos Santos: Nasci em Paulínia, mas sempre morei aqui na cidade, ou seja, já moro aqui há trinta anos, e não pretendo ir embora tão cedo.
Gazeta de Cosmópolis: Qual dica daria para os jovens?
Ezequiel Augusto Viana dos Santos: Que conhecimento não ocupa espaço. Estudem, sejam obedientes a seus pais, respeitem seus professores e, acima de tudo, sejam honestos sempre!