O “reiki” é uma antiga cultura Japonesa de cura pelas mãos. É uma técnica usada para relaxamento e redução de estresse. É transmitida através da posição das mãos e baseia-se na ideia de que uma “energia Vital” é transmitida por nós e é o motivo de estarmos vivos.
Encantado pela técnica reiki, Odair Carmargo, 54 anos, adotou essa ideologia para a vida. Odair é Consultor de Recursos Humanos por formação, é Headhunther e Coaching. Tornou-se professor há 4 anos, e isso o surpreendeu.
A GAZETA de COSMÓPOLIS, esta semana, entrevistou Odair, nascido na cidade de Cosmópolis, onde trabalhou por 12 anos na Preifeitura Municipal. Depois, por questões profissionais, mudou-se para a cidade de Campinas, onde viveu por 18 anos, mas retornou a Cosmópolis, onde vive até hoje.
O prazer de Odair é ver pessoas que ele aconselhou, acompanhou e orientou estar no mercado de trabalho se realizando profissionalmente, assim como ele. Apaixonado pela profissão de consultor de RH, Odair nos conta que não se arrepende de nada do que fez e busca realizar seus sonhos dia após dia.
GAZETA de COSMÓPOLIS – Conte-nos um pouco sobre a sua história com a cidade. Você nasceu aqui?
Odair Camargo: Meu nome é Odair Camargo, nasci na cidade de Cosmópolis, em 27 de Setembro de 1963. Tenho 54 anos bem vividos, meus pais eram comerciantes na cidade, no ramo de bares e churrascaria. Iniciei minha vida estudantil na EEPG Rodrigo Octávio Langaard Menezes, depois migrei para a Escola Técnica Moacir do Amaral.
Iniciei minha vida profissional na Prefeitura Municipal de Cosmópolis, por onde fiquei 12 anos. Depois disso, mudei para a cidade de Campinas, onde passei 18 anos. Retornei à cidade de Cosmópolis e sempre trabalhei no ramo de empregos e educação. Tive meu colégio chamado “Colégio Pró-Ensino”, onde formamos mais de 8 mil alunos, vindo a fechar por motivo do falecimento do meu sócio, vítima de um acidente aéreo.
GAZETA – Teve muitas dificuldades no percorrer da vida?
Odair: Como todo ser humano, tive inúmeras dificuldades na vida, dificuldades essas que me ensinaram a não desistir e também não cometer os mesmos erros. Sou uma pessoa que tento consertar minhas falhas, não é fácil, porém, determinação é tudo na vida, não desisto fácil.
GAZETA – Qual a sua profissão? Quando descobriu que gostava dessa profissão?
Odair: Sou Consultor de Recursos Humanos por formação, Headhunther e Coaching; de 4 anos pra frente, me tornei professor, algo que nunca imaginei na vida. Descobri essa profissão de Consultor depois de ser bancário e entrar para o ramo de Recursos Humanos, na Coca-Cola. Depois disso, sempre trabalhei em consultoria pessoal, foi aí minha total identificação por essa profissão, ajudando pessoas a se encontrar profissionalmente, aconselhando, orientando, modificando pessoas. “Não basta encontrar um emprego, a pessoa tem que ser feliz onde trabalha”. Amo minha profissão de Consultor e Professor.
GAZETA – Já enfrentou dificuldades no ramo que você escolheu?
Odair: Nunca encontrei dificuldades nessa área. Por se tratar de uma área de empregos, sempre tive muitos contatos, sou muito bem relacionado em toda região. Em consequência disso, nunca tive dificuldades. A profissão de Consultor exige que você tenha um vasto conhecimento de toda área administrativa, não somente RH.
GAZETA – Já pensou em desistir em algum momento?
Odair: Jamais, essa minha profissão de Consultor é maravilhosa e sou muito feliz no que faço.
GAZETA – Você se sente realizado profissionalmente? Por quê?
Odair: Totalmente, me sinto realizado quando vejo alguém que recoloquei, aconselhei, orientei, se realizar profissionalmente. Fico imensamente feliz quando recoloco alguém em uma empresa em um cargo relativamente baixo, e depois de anos, ao encontrá-lo novamente, vejo que ocupa hoje cargos de supervisores, gerentes e até diretores de empresa. Tenho um ótimo relacionamento com todos até hoje, de candidatos viraram grandes amigos.
GAZETA – Você ainda tem algum sonho que deseja realizar?
Odair: Pessoalmente, não, busco realizar meus sonhos a cada dia. Profissionalmente, gostaria de sonhar por uma cidade melhor, próspera, que oferecesse condições das pessoas mostrarem seu potencial. Não sou demagogo, e sonho pela vinda de grandes empresas para essa cidade e dar a essa população dignidade de trabalhar e fazer essa cidade crescer, algo que não acontece há décadas!
GAZETA – Tem alguma coisa que se arrepende de não ter feito?
Odair: Faço tudo o que tenho vontade. Hoje, olho para trás e não me arrependo de nada na minha vida; alguns momentos poderia ter feito de outra forma, mas, é minha história, e tenho orgulho dela.
GAZETA – Você tem algum hobby? Qual?
Odair: Hoje, tenho como hobby a montagem de vídeos, gosto de comover as pessoas com minhas montagens. Também sou praticante de meditação e tenho o “reiki” como filosofia de vida.
GAZETA – Quais são os planos para o futuro?
Odair: Continuar no meu trabalho de Consultor/Educador e Coaching, isso pra mim é muito prazeroso; e, em consequência disso, meus sonhos e planos são concretizados. Ser feliz com o que fazemos já é um grande plano para o presente e para o futuro.