Entrevista com Vanessa Longo

Esta semana, a Gazeta de Cosmópolis realizou uma entrevista com a cabeleireira Vanessa Longo Pereira, 27 anos. Ela conta como é ingressar na área da beleza.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi a infância e o trajeto até escolher a profissão?
Vanessa Longo Pereira: Nasci em Campinas, mas, sempre morei em Cosmópolis. Desde que comecei a estudar, meus pais sempre quiseram que eu fizesse uma faculdade, então, quando completei 18 anos, optei por fazer psicologia, porém, não demorei muito para perceber que não era o que eu queria. Saí da área de psicologia e comecei a trabalhar com implantes odontológicos, porém, minha família e amigos ainda continuavam me cobrando uma faculdade.
Trabalhando com implantes, acabei entrando em uma universidade de gestão comercial, com 22 anos, e, antes de acabar a faculdade, percebi que não era aquilo que eu queria ainda. Cheguei ao fim do curso, mas, acabei saindo da área.
Sou amiga da minha sócia há muito tempo e ela já trabalhava com maquiagem. Em uma conversa com ela sobre profissão, ela me deu a ideia de fazer algum curso na área da beleza, pois, ela estava amando. Acabei gostando da ideia e comecei a pesquisar alguns profissionais na área de cabelos e a fazer cursos de penteados – foi aí que me encontrei e estou nesta área desde então.
Sou muito aberta para o novo, se eu tiver que mudar de profissão para fazer o que eu gosto, não vou medir esforços, sou muito mutável. Hoje, eu vivo e amo o que faço.

GAZETA: Qual foi o trajeto até abrir o espaço para cursos e atendimento?
Vanessa: Abrimos o ateliê, alugamos uma casa e comprei tudo que eu precisava. Compramos algumas coisas para deixar o ateliê acolhedor, pois, era muito pequeno. Nós duas dividíamos uma sala, tinha uma recepção e a sala do fotógrafo.
Começamos a ganhar clientes, conquistar nosso espaço, sentimos a necessidade de ampliar e fomos para uma casa nova. Hoje, temos uma estrutura muito melhor, me orgulho sempre que entro aqui. Ficamos um ano e sete meses no ateliê antigo, mas, sempre querendo ampliar e fazer mil coisas; temos que sonhar grande e não ter medo.
Gastamos todas as economias que tínhamos e ficamos sem dinheiro por um bom tempo, mas fiz tudo o que queria ter feito e o lugar ficou lindo do jeito que nós queríamos. Todas as clientes que entram, ficam empolgadas e felizes e é isso o que a gente quer transmitir, não importa o quanto nos custou, o importante é ver as pessoas felizes e satisfeitas.
Quando você abre um negócio, dizem que você só começa a ganhar dinheiro a partir dos 2 anos. Bom, depende do tamanho do seu sonho; às vezes, você continua investindo e acaba ganhando a mesma coisa que ganhava como empregado, por isso, manter o foco em dinheiro não é uma boa escolha, é importante, mas, não deve ser o foco.

GAZETA: Como funciona a estrutura de curso?
Vanessa: Quando eu resolvi fazer cursos de penteados, tive muita dificuldade em encontrar profissionais que dessem um curso especializado. Andei muitos quilômetros para fazer os cursos que fiz e, vendo essa situação, comecei a amadurecer a ideia de dar curso.
Hoje, com o ateliê já estruturado para noivas, que é o nosso foco, comecei a divulgar meu curso, que é ministrado individualmente ou, no máximo, com dois alunos, e está sendo muito importante para mim também, pois, ensinar acaba ampliando nossa visão, aprendendo muito também. Até mudei meu jeito de fazer tranças (risos).

GAZETA: Quando começaram a alcançar uma demanda maior?
Vanessa: As nossas redes sociais sempre foram muito vistas e, depois que mudamos para cá, com uma estrutura maior, conseguimos atender mais gente e, com isso, nossa visibilidade aumentou.

GAZETA: Quais as dificuldades que enfrentou na área administrativa do negócio?
Vanessa: Como fiz faculdade de gestão comercial, foi um pouco mais fácil, pois, eu já tinha noção de muita coisa. Atender e administrar tem uma diferença bem grande e precisamos ter noção de administração para não deixar tudo ir por água abaixo.
O primeiro ano é tudo aquilo que falam mesmo, que você vai ficar sem dinheiro, porém, foi uma escolha e eu sabia que iria valer a pena.

GAZETA: Quais dicas você dá para quem quer entrar no ramo de beleza?
Vanessa: Se você já gosta da área da beleza, separe o que mais te agrada e comece a ir atrás de profissionais no mesmo ramo, cursos com profissionais da área acabam sendo mais práticos. Depois, pratique muito, pois, só a prática leva à perfeição. Se você encontrar pessoas com as quais consiga fazer parcerias, acaba sendo mais fácil também.
Montar o próprio negócio não é fácil, mas, é importante fazer tudo com excelência, muita organização e harmonia, para que você e suas clientes se sintam bem.
Faça sempre por amor e nunca deixe isso morrer dentro de você. Sempre busque coisas novas, renove o tempo todo, saia do marasmo e realinhe as coisas.

GAZETA: Quais os planos para o futuro?
Vanessa: Hoje, aumentamos nossa equipe para atender ainda melhor nossas noivas.
Não tem nada mais gratificante que chegar ao final do dia cansada e ver as clientes saindo lindas do nosso ateliê, produzidas por nós para o dia mais especial da vida delas; é uma responsabilidade enorme. Quero que tudo seja perfeito, quero estar nas memórias das clientes como algo bom.
Então, como já havia dito, nosso foco são noivas, estamos sempre buscando algo diferente para o dia delas.
E queremos expandir os cursos que ministramos em nosso ateliê cada vez mais e, quem sabe, começar a dar cursos em outras cidades.