Entrevista com Vanira Maria Agostini Novais

Esta semana, a GAZETA de COSMÓPOLIS realizou o quadro ‘Entrevista’ com Vanira Maria Agostini Novais, de 57 anos. A empresária, que trabalha no ramo de cabeleireira há mais de 20 anos, conta como foi o seu trajeto até a abertura de seu salão de beleza.

GAZETA de COSMÓPOLIS: De onde você é?
Vanira Maria Augustino de Novais: Eu nasci no sítio dos meus pais, aqui em Cosmópolis, mas, aos meus 11 anos, precisei vir morar na cidade, na casa dos meus avós, para conseguir fazer o “Ginasial” – que hoje em dia é o Fundamental II – no Gepan. Continuei na cidade até o final dos meus estudos, e, então, morei com minha tia, com minha irmã e também na casa de uma amiga. Tive muitas pessoas que me ajudaram a quem sou muito grata.
Aos 21 anos, me casei. Após o nascimento da Regina, nossa primeira filha, por estarmos desempregados, passamos por uma situação financeira muito difícil. Então, eu e meu marido Marcos precisamos voltar para o sítio e lá ficamos por quase 5 anos.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi a sua adolescência?
Vanira: Na minha adolescência, trabalhei muito. Aos 15 anos, comecei a trabalhar em um escritório em Paulínia para poder pagar meu curso de técnico de Contabilidade que fazia à noite. Logo após, trabalhei no RH de uma empresa e, em seguida, em um banco em Paulínia; nessa época, comecei a me interessar por cabelos.
Minha adolescência e infância foram assim, muito simples, humildes e, apesar das dificuldades, foi um período muito bom, aprendi muito.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como começou o seu interesse por cabelos?
Vanira: Aos 19 anos, trabalhava no banco em Paulínia, quando comecei a frequentar um salão de beleza. A cabeleireira de lá, a Alcina, fazia técnicas diferentes que eu nunca havia visto e comecei me interessar pelo trabalho dela. Mas, nada demais, eu só queria saber o motivo de fazer tal técnica. Um dia, ela me afirmou: ‘você gosta disso’! E eu falava que não, que era apenas curiosidade.
Passei a ficar com ela nos meus horários de almoço, depois aos sábados, fui aprendendo e percebi que gostava.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Antes de se tornar uma profissional no ramo de cabeleireira, você pensou na possibilidade de fazer uma faculdade?
Vanira: Sim. Eu tinha interesse em fazer Psicologia, pois, me identificava e acreditava que poderia ajudar as pessoas a resolverem seus problemas. Mas, financeiramente, não era possível, pois, naquela época, não existiam os recursos que temos hoje.
Me realizei com minhas clientes quando comecei na profissão de cabeleireira, pois, gostavam do meu trabalho e falavam que se sentiam muito bem conversando comigo. E assim fui ganhando clientes que se tornaram minhas amigas. Quando vim para cá com meu salão, algumas clientes diziam: “Agora, você não terá mais tempo para conversar com a gente”. Mas, faço questão de sentar e conversar com elas, pois, isso me agrada e me faz bem.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi a sua experiência em seu primeiro curso?
Vanira: Para realizar meu primeiro curso de cabeleireira, tive que enfrentar muitas dificuldades, eu tinha uma filha pequena e estava grávida da minha segunda filha, a Daniela. O curso era em Limeira e eu pegava o ônibus na pista porque morava no sítio. Minha maior felicidade foi quando a professora do curso, vendo meu trabalho, me disse: ‘O que é que você está fazendo aqui?! Você já sabe muito menina, comece a trabalhar!’.
Isso foi muito gratificante porque vi que aquele interesse que desenvolvi lá em Paulínia resultou na profissional que sou.
Hoje, sou especializada em cortes pela Academia Pivot Point na Argentina e outras.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Você fez outros cursos, sem ser na área de cortes?
Vanira: Sim. Fiz cursos de maquiagens, penteados, mechas, colorimetria avançada e diversos workshops de grandes marcas, como a Wella, e foi assim que consegui fornecedores para atender meus clientes com mais qualidade.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi seu desenvolvimento até chegar aqui?
Vanira: Comecei cortando cabelos em casa e só consegui montar meu primeiro salão quando morei no bairro Rosamélia. Tenho comigo muitas clientes daquela época e sou muito grata a elas pela confiança e carinho que sempre me deram.
Hoje, tenho a felicidade de ter minha família como parceira de trabalho que são: minhas filhas Regina Novais e Daniela Novais, minha sobrinha Marina Rossi, meu sobrinho Noel Ferreira e minha irmã Maricilda. Como todos estão se especializando muito, achei que chegou a hora de criar um novo espaço. Um espaço mais amplo que ofereça mais conforto para nossos clientes e maior praticidade na realização dos nossos trabalhos. Clientes e equipe merecem.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Como é o relacionamento com a sua família, que trabalha aqui com você no salão?
Vanira: Ahh, é de muito amor. A nossa chave para conquistar tudo é o carinho que temos uns pelos outros, o respeito e a cumplicidade em tudo que fazemos. Meu foco hoje é minha equipe. Eles são INCRÍVEIS, e eu sou eternamente grata. SEI que meu salão está em boas mãos, sinto-me privilegiada.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Quais os conselhos, como profissional, que você pode dar para quem deseja seguir nessa carreira?
Vanira: Corra atrás do que você deseja! Procure cursos de qualidade para se especializar, busque conhecimento, porque a concorrência hoje é grande e, por isso, é necessário ter um diferencial para se destacar.
Agradeço a todos que fizeram e fazem parte da minha caminhada e à Gazeta pelo convite. Adorei!