Enviados

Deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês” Romanos 12:1-2

Como pastor há muitos anos, já vi, em primeira mão, os pedidos de oração mais íntimos de milhares de pessoas. Toda semana, centenas de necessidades inundam a nossa igreja, desde cartões de oração preenchidos em nossos cultos a ligações recebidas ao longo da semana, ou pedidos online através das mídias sociais. Então, você não ficará surpreso ao saber que a frase mais comum que escuto toda semana é uma que tenho prazer em executar: “Pastor, poderia por favor orar por…?
Considero um privilégio, uma honra, e uma alegre responsabilidade parar e levar uma necessidade perante o trono de Deus, pedindo a Ele para ter misericórdia, para mover, guiar, prover, agir, fazer um milagre para o povo que conheço e amo. Toda semana, alguém pede que Deus cure seu ente querido do câncer, ajude um vizinho a encontrar um emprego ou restaure um casamento machucado. Estudantes pedem para entrar na faculdade que desejam, para ajudar a pagar pela faculdade ou lidar com a dor do divórcio de seus pais. Algumas pessoas oram por um cônjuge. Outras pedem ajuda para perdoar alguém que as magoou.
Apesar de os pedidos variarem, as pessoas estão pedindo para Deus fazer algo por elas ou por alguém que amam. Deus, me ajude. Deus, ajude alguém que amo. Senhor, eu preciso….Pai, o Senhor poderia…?
Deus, faça algo para mim.
Por favor, entenda… com certeza, devemos orar dessa maneira. Devemos sempre convidar a presença de Deus, o poder de Deus, a paz de Deus para intervir em nossas vidas. Devemos pedir a Deus para fazer milagres em nosso favor. Devemos colocar em oração os nossos entes queridos e nos lembrarmos de como Deus pode mover a vida deles. Devemos buscar o Senhor para todas as nossas necessidades.
Mas não devemos parar por aí.
E se em vez de pedir a Deus para somente fazer algo por nós, fizéssemos uma oração diferente e altruísta de disponibilidade para o nosso Pai celestial?
E se fizéssemos talvez a oração mais perigosa de todas?
“Envia-me, Senhor. Usa-me.”
Isaías fez tal oração de disponibilidade sem reservas na presença de Deus. O profeta do Antigo Testamento conta sobre o seu encontro com o Santo quando Deus perguntou: “Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?” (Isaías 6:8a). E sem saber os detalhes, sem saber quando ou onde, Isaías fez essa esplêndida oração que alteraria a sua vida: “Aqui estou eu. Envia-me a mim!”(Isaías 6:8b)
Note que Isaías não pediu por qualquer detalhe. Ele não perguntou a Deus sobre onde. Ou quando. Ou o que iria acontecer. É por isso que essa oração pode parecer tão perigosa. “Deus, me envie. Usa-me. Não estou pedindo detalhes. Não preciso saber dos benefícios. Ou se será fácil. Ou se vou gostar. Por quem Tu és — meu Deus, meu Rei, meu Salvador — confio em Ti. Porque Tu és soberano sobre o universo, entrego a minha vontade a Ti, cada parte de mim. Toma a minha mente, meus olhos, minha boca, meus ouvidos, meu coração, minhas mãos, e meus pés e guia-me em direção a Tua vontade. Confio em Ti. Senhor, minha resposta é sim. Qual é a pergunta?
Imagine se você orasse dessa forma. Você está cansado de fazer orações seguras? Você está cansado de viver por coisas que não importam? Você despreza o cristianismo morno e indiferente? Então, faça a oração mais poderosa da sua vida.

Aqui estou, Senhor.

Envia-me.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral