Enxaqueca tem cura? Quais as opções de tratamento para dor de cabeça?

Como recomendação final, o mais conveniente é procurar um especialista em cefaleia, que saberá diagnosticar e conduzir com eficácia cada caso

Dr. Cleiber Stella Neurologista Total Clínicas F. 3812-4311/ 3812-5311

Todos nós sofremos muito com dores de cabeça, e o que poucos sabem é que a causa do problema, muitas vezes, tem diversos motivos diferentes. Para esclarecer o assunto, o Dr. Cleiber Stella tira dúvidas sobre o tema. Acompanhe:

É normal acordar com dor de cabeça às vezes?
Não. O mais frequente é acordar já com enxaqueca. Mas, há outras causas, que, se for necessário, devem ser investigadas.

O que é Cefaleia Tensional? Cefaleia tensional é uma das cefaleias mais frequentes. São as dores pesadas ou em aperto, que pioram no decorrer do dia, quase sempre geradas pelas ansiedades, tão frequentes nos dias atuais.

O que significa sentir dor frequente em um lado da cabeça? Quais as causas da dor de cabeça frequente? As dores unilaterais mais frequentes são as enxaquecas, que se acompanham de fobia a todos estímulos, como luz, barulho, odores, etc.

Muita dor de cabeça pode ser tumor no cérebro ou outro problema cardíaco? Basicamente, as cefaleias são divididas em primárias, quando não há uma causa estrutural, onde as mais comuns são a enxaqueca e a tensional. As secundárias ocorrem por uma lesão estrutural, onde entram os tumores, infecções e muitas outras causas. Nesses casos, sempre é preciso cuidadosa investigação.

Quais são os gatilhos da enxaqueca e como identificar? Os principais gatilhos da enxaqueca são a ansiedade. Época pré-menstrual, quebra do relógio biológico e certos alimentos. Esses são os principais fatores desencadeantes.

Por que a enxaqueca piora na TPM e como amenizar? Na TPM, ocorre maior ansiedade, irritabilidade e alteração de neurotransmissores, com importante queda da chamada serotonina. Isso abre as portas para a enxaqueca ocorrer.

Qual a relação entre dor de cabeça frequente e o puerpério? A cefaleia no puerpério deve sempre ser investigada, por ser uma fase de maior possibilidade de trombose de seios venosos cerebrais.

O que significa ver luzes piscando e depois sentir uma dor de cabeça insuportável, com enjoo? A isso denomina-se aura. Podem ocorrer vários distúrbios visuais ou outras alterações neurológicas, que antecedem o fenômeno doloroso e os outros sintomas da enxaqueca. Mas isso já é o início da crise.

Enxaqueca tem cura? Enxaqueca tem, atualmente, bom controle, desde que bem avaliada e bem conduzida pelo cefaliatra. Mas, cura não tem, já que tem forte cunho genético.

Quais são as opções de tratamento para cefaléia e enxaqueca? Para a enxaqueca, hoje, temos um arsenal terapêutico fabuloso, tanto para a crise como para tratamento preventivo. Mas, nunca se deve esquecer que o tratamento necessita grande participação do paciente. É imperioso tomar muita água e praticar atividade física. O cefaliatra, que é o especialista em dor de cabeça, saberá investigar e tratar todas as dores de cabeça.

Tomar remédio todo o dia para dor de cabeça faz mal? Analgésicos em excesso pioram as cefaleias, por inibirem nossa própria fábrica de analgésicos. Portanto, como recomendação final, o mais conveniente é procurar um especialista em cefaleia, que saberá diagnosticar e conduzir com eficácia cada caso.