Equipe da Santa Casa de Misericórdia recebe treinamento intensivo de Pronto Socorro

Há uma semana, a equipe de enfermagem do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis recebeu um treinamento intensivo e parte do corpo de colaboradores pode aprimorar as experiências e a vivência na rotina hospitalar.
De acordo com Marco Antônio Real Lopes, o administrador do Hospital de Cosmópolis, o curso foi ministrado por um professor, representante de uma universidade conceituada na área de enfermagem e que é especialista nesta área. “É um curso específico para emergencistas”, garantiu ele.
O treinamento se resumiu em um intensivo com quatro horas de duração e, de acordo com Carla Santana Fernandes Ledo, gerente de enfermagem, “houve um considerável investimento por parte do Hospital porque acreditamos que, treinando, tudo melhora; não temos resistência financeira quando o assunto é investir em treinamento para a equipe hospitalar da Santa Casa de Misericórdia. Não sei em relação as outras gestões, mas, agora, foi o primeiro treinamento de vários que temos no cronograma”.
Marco Antônio confirmou as expectativas de um bom resultado. “Quanto maior a quantidade de treinamento, muito menor a chance de erros, visto que, com vivência e com experiência, em alguns casos, nossos profissionais vão se sentir até mais seguros em relação ao que já fazem e o curso, com certeza, garantiu pontos a mais para todo o corpo clínico”.
A gerente de enfermagem Carla ainda pontuou a quantidade de pessoas que participaram deste curso, como foi esta seleção e confirmou que se trata somente de um primeiro passo de todo um cronograma. “Primeiro, o PS – suporte básico de vida. Aproximadamente 38 pessoas participaram e receberam certificado. Desta vez, o número foi um tanto quanto limitado por se tratar de um auditório pequeno, ainda, até por se tratar de um curso com custo alto. Limitamos o curso para a equipe de Pronto Socorro, que é a porta de entrada do Hospital, e para a área de UTI; são as duas áreas mais intensivas e delicadas dentro da instituição de saúde. Abrimos o convite, também, para os socorristas das ambulâncias municipais. Pretendemos estender esse convite a eles, das ambulâncias, que são parceiros nossos para os próximos cursos também”.
Vale lembrar que o Hospital investiu no preparo, curso e intensivo para que tudo saísse de forma gratuita aos funcionários.

Marco Antonio, Carla Santana, Dr. Tobias Cardoso, Luis Antonio e Luis França