Equipe de resgate alerta sobre os perigos em relação às festas de fim de ano

Fim de ano simboliza época de festas, comemorações e confraternizações. Apesar do clima de alegria, alguns exageros podem trazer riscos e frustração para uma ocasião que deveria ser tranquila. Umberto Rocha Masola é Socorrista da equipe de resgate das ambulâncias da cidade de Cosmópolis. O profissional relata que, entre os principais chamados de emergência, estão os acidentes com fogos de artifício, queimaduras, afogamentos e direção perigosa.

Fogos de artifício
“São vários os chamados de urgência em relação a esse tipo de brincadeira. A falta de conhecimento em manusear artefatos com qualquer quantidade de pólvora pode ser perigosa e trazer riscos à vida. É preciso que as pessoas, se optarem por esse tipo de comemoração, o façam em um local afastado, se mantenham longe do artefato e tenham cuidado com suas instruções. Infelizmente, cabe alertar que aqui mesmo, no município, membros superiores já foram dilacerados por negligência com fogos e rojões”.

Queimaduras
“Muitas pessoas costumam encharcar a churrasqueira com álcool para riscar o fósforo e acendê-la. Isso é muito arriscado. Principalmente, quando a pessoa já está com o reflexo alterado pela bebida alcoólica que ingeriu. Ao manusear churrasqueiras, chapas quentes, fogões elétricos, verifique se não há crianças por perto, tenha consciência do perigo que o fogo oferece e não consuma bebidas antes deste tipo de atividade. Lembro, mais uma vez, não é preciso sair da cidade para ter casos trágicos. Em Cosmópolis, pessoas já foram socorridas com queimaduras de 3º grau, com 50% e até 70% do corpo queimado”.

Afogamentos
“As famílias gostam muito de locar chácaras e locais com piscina para as festas de fim de ano, principalmente réveillon. Mais uma vez, deve-se lembrar que a ingestão de bebida alcoólica não combina com atividades como esta. Atenção redobrada com as crianças é fundamental, visto que, diante de tamanha diversão, acabam perdendo a noção do perigo e da profundidade do ambiente”.

Acidentes
“É repetitivo, mas é o que mais causa problemas: ingestão de bebida alcoólica somada de direção automotiva. Muitos acidentes, inclusive, a maioria fatal, são causados por esta combinação mortal. Apesar de tamanha conscientização e quantidade de alertas, as pessoas ainda insistem em assumir este tipo de risco. Infelizmente, a equipe de resgate presencia muitos acidentes, onde as vítimas apresentam sinais de bebida. É perigoso, é fatal, independente da quantidade ingerida. O reflexo sempre é prejudicado e acidentes sempre podem acontecer. É determinantemente necessário que as pessoas parem de realizar este ato, afinal, não é somente a vida delas que está em risco, de outras pessoas e transeuntes também”.
Serviço:
A equipe de resgate da cidade de Cosmópolis não possui folga. Dois turnos revezam para que o município tenha atendimento 24 horas, todos os dias. Mesmo em feriados importantes como Natal e réveillon, a equipe de profissionais está a posto para atendimentos de urgência e emergência. Ligue para 192 em casos de risco.