Equipe do Canil de Cosmópolis recebe treinamento na área central da cidade

Momento de preparo aconteceu com os cães e os policiais municipais na Avenida Ester

Uma cena de contenção a meliantes foi simulada pela Polícia Municipal de Cosmópolis na manhã de quinta-feira, 21, na Avenida Ester, em frente a área bancária do município.

breve ‘perseguição’ começou pela Rua Antonio Carlos Nogueira e terminou em meio a Avenida Ester com treinadores do Setor do Canil e policiais municipais treinados para o comando dos cães policiais. Por breves minutos, a Avenida foi interditada para andamento do curso dos policiais municipais, que chamou a atenção dos pedestres que passavam pelo local, além dos comerciantes da região.

Logo após, a equipe seguiu para a ‘Praça do Rodrigo’, onde foi a vez da Luna, cão policial farejadora, mostrar aos policiais seu trabalho no rastro de entorpecentes e onde terminaram os treinamentos do dia.

Matheus Francisco dos Santos é diretor da Guarda Municipal (GM) de Cosmópolis e comenta sobre a importância do Setor do Canil e seus respectivos treinamentos para o município. “O setor do Canil é de extrema importância para a Polícia Municipal de Cosmópolis por se tratar de um setor diferenciado. É um setor que presta apoio, não somente para a Guarda Municipal, mas, auxilia em todas as outras forças que temos na segurança pública de Cosmópolis. É possível auxiliar no rastro de entorpecentes através de faro, além de proteção”.

Vale lembrar que os cães policiais farejadores da Polícia Municipal já auxiliaram policiais não só em Cosmópolis, mas, também, em outros municípios. O cão Murtok era o mascote na época. Atualmente, os cães de faro da Polícia Municipal prestam apoio e auxiliam outras forças da segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar.

 

Luma e Iron

Atualmente, Luma e Iron (fala-se ‘Airon’) são os cães policiais da GM em formação. “Atualmente, o GM Calvi está formando o cão Iron, um cão de guarda e proteção, que é conduzido para situações de intervenção ou quando houver crimes em andamento, como sequestro e roubo. Em ações em andamento, nós podemos utilizar esse cão para conter o indivíduo de uma forma que não seja letal. Além disso, ele pode ser acionado para proteção do policial e faro no rastro de entorpecentes”, confirma o diretor Matheus.

 

Planos Futuros

“Hoje, este é o trabalho que desenvolvemos com esses cães na Guarda Municipal. Futuramente, temos a intenção de passar a ter cães que façam a
parte social, para participar de eventos, terem certa interação com a população e a Polícia Municipal, além de atuar na área da educação, visitando alunos da rede”.

O treinamento dos cães começou em 2017, com a chegada do instrutor Martins. “Este é um curso de 10 meses que visa formar o cão e o condutor, no caso, o Policial Municipal. Faltam poucos meses e, mesmo depois do encerramento, continuaremos realizando mais treinamentos, visto que precisa ser constante o desempenho, inclusive, dos GMs, que precisam de formação e conhecimento para todos estarem sempre plenos de conhecimento e não haver riscos”, comenta o profissional.

Vale lembrar que, na semana passada, já ocorreu um treinamento parecido na região central da cidade e outros podem acontecer novamente.