Equipe do GEPAR faz registro de onça durante patrulhamento

Animal foi visto às margens da Represa, próximo à captação de água do Rio Jaguari

Na noite de quinta-feira (02), durante patrulhamento às margens da Represa, próximo à captação de água do Rio Jaguari, a equipe do GEPAR (Grupo de Patrulhamento Ambiental e Rural), se deparou com uma onça ‘passeando’ pela região.

 

Os agentes conseguiram fazer registros com foto e vídeo do felino, que se encontrava em seu habitat natural, incluindo o curso do Rio Jaguari, que faz parte do Corredor das Onças.

Corredor das Onças

O projeto Corredor das Onças foi implantado na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) de Matão de Cosmópolis (SP). O Corredor é uma conexão de trechos de floresta que permite aos animais se deslocarem por áreas maiores, sem sair do seu hábitat natural, o que traz mais segurança a eles e aos seres humanos. O projeto foi implantado na divisa entre os municípios de Artur Nogueira e Cosmópolis e liga a Arie do Matão de Cosmópolis à Arie Mata de Santa Genebra (SP).

A conexão entre as duas Aries é realizada pelas matas ciliares dos cursos d’água que nascem nas UCs e deságuam em dois grandes rios da região: o Rio Pirapitingui – que deságua no Rio Jaguari, no caso da Arie Matão de Cosmópolis –; o Rio das Pedras – que deságua no Ribeirão das Cabras – e o Rio Atibaia – que deságua na Arie Santa Genebra.

(Texto extraído do site do ICMBio)