Ermison, artesão de Cosmópolis, tem trabalho exposto na Mostra de Paisagismo e Decoração da Expoflora

Ele foi convidado pela arquiteta e produtora rural Carolina Kratz para expor uma carriola feita de pneus no ambiente decorado pela profissional, o Jardim dos Sentidos

Artesão de Cosmópolis, Ermison José Ambrosio, de 47 anos, teve o privilégio de ter seu trabalho exposto na Mostra de Paisagismo e Decoração da 40ª Expoflora, em Holambra.

Ele foi convidado pela arquiteta e produtora rural Carolina Kratz para expor uma carriola feita de pneus no ambiente decorado pela profissional, o Jardim dos Sentidos.

 

Segundo Ermison, ele sonhava em ter seus trabalhos expostos na Expoflora, mas, o custo de um stand ainda não fazia parte de sua realidade. “Eu conversei com a responsável pela Mostra e ela disse que meu trabalho poderia se encaixar no projeto de um dos profissionais do evento. Depois de um tempo, a Carolina Kratz fez contato comigo através do WhatsApp. Me lembro muito bem, foi num domingo à noite…

Ela falou da Mostra e me convidou para ser parceiro. E como eu sempre digo: ‘Quem vive, sonha, e quem sonha realiza’, este foi mais um sonho realizado. Aos poucos, vamos conquistando. Tudo acontece naturalmente…

A Carol escolheu uma peça de minha autoria para colocar na exposição. O Brasil e o mundo estarão vendo de alguma forma. Estou agregando cada vez mais ao meu trabalho. É Deus na minha vida… Eu sabia que uma hora isso iria acontecer; e sei que ainda tem muito para acontecer”.

 

Carriola exposta

Ermison também conta que a carriola exposta é uma criação dele. “Eu tenho três tipos de carriola e enviei dois deles pra ela. Depois, enviei o outro modelo, que foi o escolhido pela Carol. Fiz as adaptações que ela me pediu. Foi difícil para encontrar o tom da cor que ela queria: roxo. Perdi uma lata de tinta, mas, depois deu certo (risos). O trabalho é um conjunto da arte em madeira com o pneu. Também usei calota de carro. A peça é bem delicada.

Para montar a carriola, eu levo cerca de dois dias. Mas, para a criação da primeira peça, levou bem mais tempo. Inclusive a peça que fiz para a Mostra passou por mudanças. Tive que diminuí-la na parte da frente e na parte detrás. É mais difícil mexer naquilo que está pronto, mas, eu consegui e cheguei àquilo que a arquiteta havia pedido, com muito capricho (risos)”.

 

Destaque no Bom Dia São Paulo

A peça confeccionada por Ermison também foi destaque em uma reportagem produzida pelo Bom Dia São Paulo. “O sucesso dela é inevitável. Durante a reportagem, a repórter disse ‘essa carriola é magnífica’ e ela estava ao vivo. Ouvir uma pessoa conceituada falar desta forma do meu trabalho, humilde, me faz sentir muito realizado. Trabalhando e conquistando, assim eu sigo”.

 

Jardim dos Sentidos 

O Jardim dos Sentidos está montado no ambiente 13 da exposição. Acompanhe a descrição do trabalho de Carolina Kratz (arquiteta e produtora rural).

 

Em um cenário pós-pandemia, triste e turbulento, onde todos foram obrigados a ficar “enclausurados”, nos distanciamos não só das pessoas, mas também da natureza. O convívio familiar foi abalado. Os adultos com seus cotidianos sempre corridos e as crianças cada vez mais envolvidas em telas e aparelhos eletrônicos, relacionam-se menos. Os jardins, antes lugar de interação, tornaram-se em muitos lares, apenas parte decorativa da casa.

A ideia de criar um jardim sensorial é de proporcionar momentos de união, aprendizagem, cooperação, criatividade, encantamento, interconexão, pureza, diversão e relaxamento entre família, assim como reestimular os 5 sentidos (tato, audição, paladar, olfato e visão).

É possível agregar num espaço diversos elementos (água, terra, luz, flora e som) com objetos que vão desde os reciclados aos modernos e lúdicos, e ainda ter um lugar belo e harmonioso.

Para a composição do ‘Jardim dos Sentidos’,  foram agregados diferentes tipos de madeiras, cascas, folhas, pedras, areia e plantas que foram utilizados para pisar e tocar. As plantas Alocasia Jacklyn e Scalprum, por suas formas e texturas peculiares também foram escolhidas com esse intuito e colocadas em floreiras de palete de madeira. Uma fonte e um mensageiro dos ventos foram alocados para ouvir e sentir. Foi criada uma horta doméstica, também em palete, para plantar, colher e saborear. O jardim suspenso com ervas aromáticas como manjericão roxo, alecrim, camomila, lavanda, entre outros deliciosos aromas da natureza, foi agregado para deliciar o olfato. O uso de uma paleta de cores, nos diferentes tons de verde e roxo, distribuídos entre plantas e flores em tamanhos variados (Monstera Deliciosa, Regal Shields e violetas), assim como em objetos decorativos, foi usada para encantar os olhos. A diversidade dos canteiros de Pimenta Roxa, Crisântemos, Manacás, Tostão, Antúrios e Sansevieria, coloriram ainda mais o espaço. A floreira em forma de carriola, feita com reuso de pneus, contrasta seu tom de roxo com os das exuberantes Rosas do Deserto. Os cantinhos ganharam vida com o intenso verde das Samambaias e o diferenciado tom da Leea Rubra. A diversão ficou por conta da casinha, onde é possível brincar e viajar no mundo da imaginação, e do muro musical de utensílios domésticos reutilizados, que se transformam em instrumentos para emissão de diferentes sons. O espaço ficou completo com uma área para descanso e leitura.

Tudo isso faz-nos provocar além dos cinco sentidos humanos um outro sexto sentido: o da plenitude por sentir-se vivo!

(Texto da Assessoria de Comunicação da Expoflora)

 

Andréia e Ermison: cumplicidade no trabalho

Família unida

Ao lado de sua esposa Andréia, o artesão Ermison comanda a empresa ‘O Mundo da Arte em Pneus – Mundo Mágico’. “Junto com minha família, conquistamos grandes resultados. A Andréia administra e eu faço a criação e produção das peças”, afirma Ermison.

 

 

‘O Mundo da Arte em Pneus – Mundo Mágico’

Artesão Ermison

Rua Coronel Silva Telles, nº 607 – Bairro São João

Celular (19) 99642-4670

Facebook e Instagram: @omundodaarteempneus(omundomagico)