Errar é aprender

Vivemos em um mundo estranho. Parece que tudo o que nos é ensinado como “certo” é a “contramão” da sociedade. Entretanto, o grande mistério da vida não reside neste ponto. Para que compreendamos melhor isso, devemos pensar em como estamos nos esforçando para aprender o que é certo. O imo da questão é: Estamos de alguma forma agindo? Como já disse em outra oportunidade, “De pensar eu não abro mão”, até mesmo porque esse “pensar” está intensamente ligado ao agir. Você e eu sabemos que nem sempre se pode acertar. É justamente o oposto, erramos muito, e isso se aplica a toda humanidade. Cristãos ou não, todos erramos. A grande diferença está em aprender ou não com nossos erros.
Franklin Roosevelt foi o 32° presidente dos EUA (1933-1945), exerceu quatro mandatos e morreu sem concluir o último, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos em seu país. Durante sua estada na Casa Branca, teve de enfrentar uma complexa e difícil situação global, tais como o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.
Isto o obrigou a tomar decisões muito importantes, e algumas delas muito infelizes. Mesmo assim, disse certa vez: “O único homem que não erra é aquele que nunca faz nada”. Penso que há muita razão nisso. Os cristãos devem ser intrépidos, corajosos e envolvidos, o erro acontece, e mais, é inerente ao ser humano; porém, o que fazemos com ele é o que deve nos diferenciar das demais pessoas. John Powell, um escritor norte-americano, já disse: “O único erro de verdade é aquele com o qual não aprendemos nada”.
O Cristão se diferencia, a priori, por sua capacidade de reconhecer erros, e mais, aprender com eles. Em expressar esse tipo de ideia, um reconhecido versejador e músico brasileiro preceituou: “Não deixa o sol morrer / Errar é aprender / Viver é deixar viver” (Cazuza).
Aquele que não aprende com seus erros não consegue vislumbrar o aprazível calor e luz do sol. Algo que é simples e comum a todos, antes tem sua vida em um sol morto e obscurecido.
A única maneira de readquirir o brilho da vida é por meio de Jesus. Ele, sim, nos passou lições de humildade e que são a base do aprendizado de qualquer cristão. Basta elucidar as palavras do próprio Jesus em João 8:12. “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: “Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.
Sendo assim, que brilhe em cada um de nós a esplendente Luz que somente Jesus Cristo pode dar, e para isso façamos também o que fez João Batista: “Convém que Ele cresça e que eu diminua”. Não se esqueça. Para que Cristo cresça é fundamental/indispensável/inegociável que reconheçamos e, acima de tudo, aprendamos com nossos erros. Deus nos abençoe nesta jornada!

Rev. Tiago do Vale Cardoso
Igreja Presbiteriana Independente de Cosmópolis