Escarlatina: na maioria dos casos, doença atinge crianças com mais de 1 ano

Os sintomas incluem irritação na pele, deixando-a avermelhada e cobrindo a maior parte do corpo, dor de garganta e febre alta

“Tratamento é feito através do tratamento da infecção bacteriana, ou seja, com antibiótico”

A Escarlatina é uma reação orgânica do próprio indivíduo, ao contato que ele tem com uma bactéria, chamada de Streptococcus, causadora das infecções de garganta, ou seja, as amigdalites. As amigdalites são infecções de garganta, podem ser virais ou bacterianas, mas, nesse caso, a infecção causada pelo Streptococcus é uma infecção bacteriana.
Normalmente, o quadro clínico é febre alta, dor ao engolir. Então, é normal que a criança tenha uma diminuição de apetite; crianças menores podem ter também ânsia de vômito, salivar mais e ter dores abdominais. Quando inspeciona a garganta, há presença de placas de pus nas amígdalas; algumas vezes, pode não haver pus, mas, pode haver petéquias na região do céu da boca.
Essa infecção é tratada com antibióticos pelas pessoas.
Essa doença pode causar também uma erupção na pele, que tem o nome de enantema. O enantema é uma erupção por igual. Quando você olha a pele do indivíduo, é como se ele tivesse pego sol, tem algumas áreas de palidez em volta da boca, que é chamada de “sinal do palhaço” e também nas regiões das axilas e dos cotovelos; elas podem ser desconfortáveis, chamadas de “sinal de pastia”, tipicamente demandam de 3 a 5 dias e terminam em uma descamação muito fina como se a pessoa tivesse realmente tomado sol.
A escarlatina não é uma doença contagiosa no sentido de passar escarlatina para alguém, mas, o Streptococcus, que é a bactéria que causa a infecção de garganta, pode ser passado de uma pessoa para outra, então pode ocorrer de eu ter uma amigdalite, estar com febre, placas de pus na garganta e outra pessoa que entrar em contato comigo e pegar a infecção, só que eu desenvolvi escarlatina e a outra pessoa não.
O tratamento é feito através do tratamento da infecção bacteriana, ou seja, com antibiótico. Fazemos o uso de antitérmico para controlar a temperatura e orientamos os pais a usarem algum antialérgico simples para diminuir um pouco do desconforto da pele. Nós também orientamos os pais a manterem a pele da criança bem fresca, evitando sol, calor excessivo e banhos muito quentes, pois, isso pode acentuar a vermelhidão.
Essa doença não costuma dar em bebês, mas sim, em crianças um pouco maiores, pois, as infecções bacterianas são mais comuns a partir de 1 ano e meio de idade.
A prevenção deve ocorrer através de fatores, como a vacinação. Isso ajuda a proteger, embora não seja uma prevenção de 100%. Devemos evitar o contato com pessoas com a doença, não podemos compartilhar os talheres, beber no mesmo copo e outros.

Dr. André Luiz Mathias Arruda
Pediatra
CRM-SP 118967