A E.M.E.B. Felício Marmo, localizada no bairro Parque Independência, próxima à escola Prolar, sofreu atos de vandalismo no último fim de semana (7 e 8).
A equipe do Jornal Gazeta de Cosmópolis foi até a escola para verificar o ocorrido. Quem nos atendeu foi a vice-diretora da escola, Marta Cristina Neumann Guerreiro, que conta que testemunhas contaram ter visto três indivíduos saindo da escola na noite de domingo (8).
Ela afirma que os indivíduos arrombaram a porta da sala de jogos, chegando até mesmo a arrancar o batente. “Os vândalos também forçaram a porta da sala ao lado, mas não conseguiram entrar. Os moradores ao redor da escola disseram não ter ouvido nada, somente viram três indivíduos saindo daqui com sacos plásticos pretos”, lembra.
Pelo que a vice-diretora percebeu pelos relatos, não eram apenas “meninos” que praticaram o ato. “Foi preciso força para arrombar a porta e derrubar as estantes que haviam dentro da sala”, conta. “Cheguei aqui na segunda-feira seguinte e levei um susto! Sempre tivemos situações de pessoas entrarem para furtar torneiras, ou pixar as paredes. Mas essa prática de vandalismo nunca havia acontecido aqui. Está sendo uma situação bastante desagradável”, lamenta Marta.
Além disso, a vice-diretora não acha que o ato foi praticado por ex-alunos revoltados. “Não acreditamos nisso; afinal, nunca tivemos problemas sérios com alunos aqui dentro”, observa. Quanto ao que foi furtado, ela ainda não soube dizer. “Como a sala ficou muito depredada, nem conseguimos verificar o que foi levado, se é que alguma coisa foi de fato furtada”, acrescenta.
Marta lamenta o ocorrido, explicando que a verba que será usada para restauração do que foi depredado, poderia ser usada para conservação do patrimônio, e/ou para até serviços às crianças, como compra de materiais.