Escola ‘Ivete Sala’ promove ação dos alunos contra a dengue

Os alunos da Escola Estadual Ivete Sala de Queiroz estão sendo mobilizados em ações sobre o combate da Dengue e a consciência em relação ao criadouro do mosquito transmissor deste vírus.
De acordo com o corpo docente da escola, as ações foram intensificadas no mês de Março e continuam em Abril; se trata de um pedido da diretoria de ensino, contudo, o projeto será mantido durante todo o ano letivo de 2019.
Entre os objetivos desta ação com os alunos está a reflexão sobre a necessidade das medidas preventivas além da conscientização dos alunos e familiares sobre a importância de se colocar em prática e alertar os alunos sobre os principais sintomas da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Cronograma
Além de projetos em sala de aula também está acontecendo um ciclo de palestras em parceria com a Secretaria de Vigilância Sanitária com Edmar Lopes de Almeida, Coordenador Geral da Vigilância Sanitária; Intervenção em forma de grafite no muro externo da escola, que será realizado pelos alunos das 1ª séries sob orientação do Prof. Willian. Tal procedimento tem como objetivo conscientizar também a comunidade do entorno; Aula prática de química com a produção de um repelente natural contra o mosquito Aedes aegypti; Operação “Pente Fino o ano todo” toda sexta-feira na oitava aula, revezando semanalmente as turmas a procura de possíveis criadouros do mosquito e eliminando esses focos de acordo com as orientações recebidas dos profissionais da área; Apresentação teatral em parceria com o clube de teatro para toda a escola, alertando sobre os possíveis riscos de contaminação das doenças Dengue, Zika e Chikungunya; Confecção de mosquitoeira nas aulas práticas de Biologia; Pesquisas teóricas nas aulas de Biologia; Concurso de Paródias; Distribuição de panfletos nos arredores da escola para conscientização; Pesquisa de dados referentes ao número de casos relacionados à dengue em parceria com a Vigilância Sanitária da cidade. (Eletiva Horta, saúde e Bem Estar); Levantamento de dados feito pelos alunos da Eletiva Horta, Saúde e Bem-Estar e provável projeto de iniciação científica gerada através do estudo desses dados.
Nesta sexta-feira, 05, os alunos terão uma nova palestra com o Supervisor e Coordenador da VISA.

Em Cosmópolis
De acordo com a Vigilância Sanitária – VISA – de Cosmópolis -, não há nenhum caso confirmado de Dengue, porém, já são somadas 25 notificações, onde 7, consideradas positivas, se tratam de casos importados, onde foi realizada a ‘busca ativa’ e os casos foram encerrados.
De acordo com o profissional Edimar, a situação em Cosmópolis é controlada, contudo, há muitos focos de proliferação que merecem atenção.