Escola Rodrigo promove tradicional Ato Cívico na Semana da Pátria

O momento cívico é o ato pelo qual o cidadão demonstra patriotismo à nação. Na Semana da Pátria, visto que neste 7 de setembro celebra-se a Independência do Brasil, as escolas da rede têm por tradição e por orientação da Secretaria de Educação o momento cívico com os alunos, pois se trata de uma demonstração de amor e respeito ao país.
Maria Cristina Pedroso da Silva Peretti é Vice-Diretora da escola Rodrigo Octavio Langaard Menezes e mantém à risca a tradição do momento cívico. “O intuito, nesta semana, é falar com amor e esperança da nossa Pátria, mesmo com temor diante de tantas coisas ruins que estão acontecendo. Mas, como sempre dizemos, se não houver esperança, como vai ficar melhor?”

As atividades
“Através do Hino da Independência, através do estudo de significado das palavras que estão cantando, além da produção de poemas, músicas… Ainda existe o tradicional ato de cruzar as páginas do caderno em verde e amarelo. Conversamos muito com eles em relação ao respeito, postura diante da bandeira. Algo que só acontece nesta fase e é de fundamental importância para toda uma trajetória na vida deles, de amor e respeito à nação que vivem”, confirma Maria Cristina.

Emoção
“Algumas crianças se emocionam bastante e é o momento que sabemos que estamos no caminho certo! Na semana anterior, tivemos um momento cívico bem bacana. Nós, professores e educadores, nos emocionamos com eles. Mesmo os pequenos, do primeiro, aprendendo a ler, fazem questão de estudar os pequenos poemas e estrofes, às vezes, decoram e, mesmo pequeninos, se dedicam muito”, finaliza a profissional da educação.
Vale lembrar que o momento cívico se trata de um projeto da Secretaria de Educação em relação a todas as escolas e não é somente na Semana da Pátria. Todas as semanas, há um momento cívico para que as crianças criem interação em relação à Pátria. Na semana da Independência, os projetos somente são reforçados, trabalhos com este tema são intensificados para o marco, que é a Independência do Brasil.