Escolas municipais Franco Salgado e Neusa Lapolla reúnem as famílias e apresentam o projeto “Escola são pessoas”

A importância da Educação vai além do que é aprendido na escola pelas crianças de segunda a sexta-feira

Foi realizado, no sábado, dia quatro de junho, na EMEB José Franco Salgado, e no sábado, dia 11 de junho, na EMEB Professora Neusa Lapolla, o Dia da Família na Escola, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Cosmópolis, e implantado neste ano de 2022 no Calendário Escolar para ser realizado em todas as Unidades Escolares Municipais duas vezes no ano, sempre aos fins de semana.
A importância da Educação vai além do que é aprendido na escola pelas crianças de segunda a sexta-feira, diz respeito ao brincar, pertencer a um grupo, aprender palavras novas, escutar histórias, comer com os amigos, conviver com pessoas diferentes, viver no sentido mais profundo do que significa viver.
E o Dia da Família na Escola possibilita uma maior aproximação entre escola e comunidade, um momento de lazer e diversão para as famílias no ambiente em que seus filhos passam boa parte do dia.
Por conta das comemorações tradicionais do mês de junho, as escolas optaram pelo tema Festa Junina da Família, com apresentações das turmas e brincadeiras, além de comes e bebes.
Aproveitando a vinda das famílias num momento de descontração e acolhimento, foi desenvolvido, nas EMEBs Franco Salgado e Neusa Lapolla, por iniciativa da Diretora Escolar, Eliane Bonfim da Silva, o projeto “Escola são pessoas”, com o objetivo de se fazer conhecer quem são as pessoas que fazem e são parte da escola e valorizar o tão importante trabalho que esses profissionais fazem cotidianamente juntamente com as crianças.
O projeto surgiu por entendermos que cada profissional desempenha um papel fundamental, com suas diferentes funções, contribuindo para que a Educação oferecida à comunidade seja de qualidade e de forma a honrar as crianças e a infância todos os dias.
Nada se constrói sozinho; o trabalho em equipe é o que faz com que os objetivos sejam alcançados e que tudo transcorra da melhor forma possível em todos os âmbitos da vida. E quando esse trabalho, individual e coletivo, é reconhecido, os profissionais se sentem respeitados, valorizados e estimulados a continuar fazendo o seu melhor no ambiente em que atuam.
Através deste projeto, cada profissional escolar teve a oportunidade de contar um pouco mais de sua história de vida e de seu trabalho na escola em que atua. Essas histórias foram expostas em um mural no dia da festa, para que as famílias pudessem conhecer um pouco mais das pessoas que fazem parte do dia a dia de seus filhos.
Em uma sociedade em que, muitas vezes, pessoas são tratadas apenas como números, projetos como este procuram mostrar que, por trás de tudo o que é realizado, existem pessoas, seres humanos reais, com suas emoções, dúvidas, medos, inseguranças, qualidades e defeitos, como qualquer um de nós. Como diz o educador português José Pacheco, que nos inspirou a dar o nome do projeto, “escola não é um edifício, são pessoas”.

EMEBs Franco Salgado
e Neusa Lapolla