Escolas municipais só retornam atividades presenciais no dia 10 de maio

Medida foi tomada para garantir a segurança dos profissionais da educação e dos alunos

Na tarde de sexta-feira (23), foi publicado o Decreto 5676, que mantém a suspensão das atividades escolares presenciais nas Unidades Escolares Municipais até o dia 09 de maio de 2021, tendo como data prevista para retorno das aulas o dia 10 de maio de 2021, no sistema presencial e híbrido, considerando a classificação do Estado de acordo com as fases do Plano São Paulo.

Neste período, ficam mantidas as aulas remotas e as escolas municipais estarão entregando as atividades impressas para os alunos, bem como o kit alimentação.

A medida foi tomada para conter a disseminação da Covid-19, a fim de garantir a segurança dos profissionais de educação e dos alunos. O retorno estava previsto para o próximo dia 27 de abril.

Para esclarecer os pais, nas redes sociais da Prefeitura de Cosmópolis, foram publicadas algumas dúvidas frequentes. Acompanhe.

As escolas têm materiais de higienização suficientes para o retorno presencial?

Sim. Produtos como álcool em gel, álcool líquido, sabonetes, detergentes e outros produtos estarão à disposição dos alunos e dos demais profissionais.

 

O retorno presencial será obrigatório?

Não. Os alunos que optarem por não retornar às atividades presenciais poderão manter o ensino remoto, que será oferecido pela escola.

 

A cidade de Cosmópolis irá seguir algum protocolo de segurança sanitária?

Sim, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um Protocolo de Volta às Aulas Presenciais com orientações para o retorno seguro das atividades no dia 10 de maio baseado em padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

 

Como será o distanciamento social dentro da escola?

É obrigatório o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, exceto na Educação Infantil, quando a proximidade entre os profissionais e as crianças for inevitável, respeitando as especificidades dos segmentos.

 

Quanto tempo os alunos ficarão na escola?

Semanas 1 e 2, as aulas terão duração de 2h30. Nas semanas 3 e 4, as aulas terão duração de 3h. Na semana 5, haverá reestruturação de rotina semanal, considerando as aulas presenciais e as atividades remotas.

 

Os profissionais da educação terão EPIs à sua disposição? Quais?

Sim. Protetores faciais (face shield), máscara, termômetro, aventais, entre outros equipamentos que ajudarão a manter o retorno presencial de forma segura.

 

Como será feita a merenda das crianças?

Os horários para realização das refeições serão escalonados, evitando aglomeração no refeitório.

Não será utilizado o self service; as crianças receberão as refeições empratadas de maneira individualizada.

 

Haverá quantos alunos por sala?

A volta às aulas será gradual, iniciando com até 35% dos alunos, de acordo com a fase em que o município se encontra (aproximadamente 10 alunos, no máximo).

 

E os alunos que utilizam o transporte escolar?

Todos os alunos terão a temperatura aferida na entrada do ônibus, sendo que aqueles que apresentarem temperatura igual ou superior a 37,8º C não devem adentrar no ônibus. A monitora do ônibus deve anotar o nome do aluno e encaminhar para a Educação e Saúde.