Escritor produz livros sobre a importância dos negros na história

O escritor Natanael dos Santos já lançou quatro livros didáticos sobre a história do negro e seu papel na contribuição do desenvolvimento da cultura e conhecimento no país.
Natanael, após publicar seu primeiro livro, em 2011, foi questionado sobre o motivo de abordar apenas pessoas negras em seu conteúdo. A resposta é que ele não se via representado em livros variados como uma pessoa “normal. Sendo assim, resolvi, além de trazer informações relevantes, também buscar a representatividade através dos livros. Tudo o que é diferente, é olhado de uma forma preconceituosa”.
Um dos seus livros foi intitulado como “A trajetória do africano em território brasileiro”. É um livro didático feito para a formação de professores e que fará parte da grade curricular nacional de acordo com o Plano Nacional de Educação. Além dos temas relacionados à história do negro, o exemplar também conta com um plano de aulas para auxiliar o professor. Natanael afirma que “talvez seja esse conhecimento que faltava na educação escolar”.

15 vídeo-aulas
embasadas no livro
Após bater um grande número de leitores, o escritor foi convidado pela Secretaria Estadual de Educação a produzir 15 mil vídeo-aulas embasadas em seus livros. “Não imaginava que faria tanto sucesso, me senti contemplado. Trabalho de uma maneira diferenciada, não trabalho com a história do negro, vítima da sociedade, sempre mostro sua contribuição, o que eles fizeram e o que trouxeram, além da cultura e conhecimento”, enfatiza Natanael.

Curiosidade
Um fato muito interessante sobre a metalurgia relatado em um dos livros escritos pelo historiador é onde ela surgiu, quando ela surgiu e como ela surgiu. “A metalurgia não apareceu faz três mil anos; ela surgiu faz mais de dez mil anos no Continente Africano. A prova disso é que, se fizermos uma pesquisa relacionada às múmias, encontraremos múmias de cinco, seis mil anos que estavam preservadas dentro de um sarcófago, que era de ferro. Para ele ser de ferro, na época, já existia a Metalurgia”, relata o escritor.
Outro caso de conhecimentos ocultados pela História é mostrado em sua sequência de livros sobre os três papas negros que, de acordo com fontes escolares, somente um deles é citado.

Uma nova visão
Natanael relata se preocupar em trazer informações para professores, adolescentes e para todo o público em geral com o intuito de obterem uma visão holística do que realmente aconteceu. “Incentivo, ao máximo, que, desde pequenas, as crianças já leiam meus livros. Um exemplo disso é a caneta leitora, que auxilia crianças que não sabem ler, e até mesmo pessoas com problemas visuais, a fazerem a leitura do livro conforme a página selecionada”.

Sobre Natanael
A jornada de Natanael não para por aqui, o escritor ainda busca o reconhecimento de suas obras em maiores espaços e espera que as pessoas obtenham um conhecimento vasto daqui pra frente com uma nova visão do papel do negro na sociedade.
Natanael dos Santos é formado em História, escritor, palestrante e um dos fundadores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Unicamp. Nascido em Campinas e criado no Distrito de Sousas, aos 14 anos, retornou à sua cidade natal, aonde se casou com Silvia Cristina. Depois, mudou-se para Cosmópolis em 1993. Hoje, já tem três livros publicados.

Bibliografia
– Trajetórias do africano em Território Brasileiro, 176 páginas (Dezembro 2018);
– Africanidade e Acessibilidade: coleção será lançada em fevereiro deste ano e contará com as obras:
Minha África Brasileira
Nivula ibua ku diulu
S.O.S Sururu na Savana