Espaço arte e artesanato- Denise Andriani

A cosmopolense começou assistindo aulas online e usava seu tempo no fim de semana para praticar

Cosmópolis tem muitos artistas, de excelente qualidade e estamos tendo a oportunidade de conhecer muitos deles. Essa ligação da cidade com a arte e com o artesanato é muito forte e devemos valorizar esses artistas.
Continuando com o nosso projeto Espaço Artes e Artesanato, vamos mostrar uma artesã que faz um trabalho muito diferenciado: tapetes de agulha mágica. Seus tapetes saem de Cosmópolis e vão para São Paulo, Jundiaí…
Denise Andriani se viu desempregada e procurou maneiras de ocupar a sua mente para poder lidar com seus problemas e acabou descobrindo os tapetes quando assistiu a algumas aulas online.
De início, como tinha dinheiro da rescisão, investiu em material, comprou muito barbante, apesar de seu marido não acreditar que ela tivesse um futuro com os tapetes. Mesmo assim, ela não desistiu. Por conta do artesanato, conheceu muitas pessoas que a ajudaram, ensinaram e até se tornaram suas amigas, mantendo o contato até os dias de hoje.
Sua caminhada começou em 2013, mas somente em 2017 que tornou o seu trabalho oficial. Ela tinha arrumado outro emprego, mas fazia os tapetes em seus dias de folga.
Porém, em 2018, o desemprego bateu novamente à sua porta e, então, ela passou a divulgar mais o seu trabalho artesanal e decidiu se dedicar exclusivamente a ele. Hoje, a sua fonte de renda é a D&S Tapetes Artesanais. A sigla significa Denise e Silvio, uma homenagem carinhosa ao marido, falecido há dois anos, que foi seu companheiro por tanto tempo.
Quando ficou viúva, não estava morando em Cosmópolis. Logo, decidiu voltar para cá e passou a viver junto com seu filho. Passou, então, a ter um contato bem estreito com seus netos; entre eles, está a Natally.
Natally tem 13 anos e, desde pequena, teve facilidade para desenhar. Aprendeu muitas técnicas através de vídeos da internet e com muito treino e dedicação ela desenvolveu seu dom. A garota sonha em estudar moda e se você visitar a sua página do Instagram, poderá ver que ela realmente está no caminho certo.
Denise passou a observar de perto o dom de desenhar de sua neta e teve uma ideia. Pediu para ela desenhar um gato para que ela fizesse um tapete. Como Natally é uma desenhista muito talentosa e detalhista, o trabalho ficou lindo! Passaram, então, a trabalhar juntas.
Uma arte feita com amor durante todo o processo, desde o planejamento ao acabamento, unindo gerações. Hoje, as encomendas chegam, a Natally desenha no tecido, tomando o cuidado para que para as linhas sejam mantidas, tornando o trabalho muito delicado e minucioso. Quando o desenho é passado para o tecido (base do tapete), é a hora da Denise trabalhar e o resultado é incrível!
Tanto Denise quanto Natally dizem que para elas seu trabalho é uma maneira de extravasar seus sentimentos, que são demonstrados através de uma peça pronta. Ambas dizem também ser uma terapia.
A Denise pode ser encontrada pelo WhatsApp (19) 99978-1412 e no Facebook por D&S Tapetes Artesanais e no Instagram como @denisecarlareis. Os trabalhos artísticos da Natally podem ser encontrados na sua página do Instagram: @desenhando.naty

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alves e outras cedidas gentilmente pela artista