Espaço artes e artesanato – Érica Silva

Artesã cresceu vendo sua mãe fazer artesanato: pintando, bordando, crochetando e costurando

O projeto “Espaço Artes e Artesanato” continua crescendo; nosso objetivo de demonstrar a importância do artista para o turismo está sendo alcançado e já temos em nosso acervo uma grande variedade de trabalhos e lindas histórias de artistas da nossa cidade.
Podemos observar que a grande maioria traz o amor pelo artesanato da infância. A história da artesã Érica Silva não é diferente. Ela trabalha com pintura em tecido, fazendo guardanapos, toalhas de banho, toalhas infantis, camisetas, panos de copa, entre outros.
Érica cresceu vendo sua mãe fazer artesanato: pintando, bordando, crochetando e costurando. Na adolescência, não teve esse interesse e a sua mãe insistiu para que ela aprendesse, porque enxergava nela o dom e o bom gosto necessários para fazer trabalhos manuais. Ela começou com bordado em ponto cruz e, depois que pegou gosto pela atividade, passou a fazer também vagonite.
Sua mãe insistiu muito e incentivou até conseguir convencer que ela deveria pintar em tecido. Após a mãe ensinar a técnica, sua primeira pintura foi uma maçã, que impressionou com a qualidade dos traços. Érica havia conseguido pintar tão bem quanto a própria mãe e professora na primeira tentativa!
Esse fato empolgou a artesã, que tinha dezoito anos e não parou mais. Com 20 anos, começou a dar aulas em casa, tendo alunas fieis até hoje. Atualmente ela também tem alunas em um estabelecimento da cidade do segmento.
Descobrindo o dom da pintura, tentou fazer de tudo; pintou em MDF, caixinhas e telas. Em certo momento, precisou escolher um nicho e decidiu pela Pintura em Tecido e a costura de barrados.
A mãe incentivou e depois fizeram cursos juntas para aperfeiçoar os trabalhos. São duas gerações que se uniram no amor ao artesanato. Hoje ela aprende muita coisa através da internet, fazendo cursos online ou pela TV, no canal Ateliê Na TV, que é especialista em artesanato.
Érica vende peças prontas, peças em branco para pintar (apenas com os barrados), panos com os riscos para pintar, monta e vende projetos para outros artesãos, onde entrega pronto como fazer o trabalho, inclusive com guia de cores. Seu artesanato é muito vendido para outras cidades.
“Artesanato, para mim, conta Érica, além de ser uma terapia, é o meu trabalho, de onde eu tiro uma boa parte do meu sustento. Artesanato é a minha vida, é difícil viver sem ele. É a profissão que eu escolhi para mim”.
Seu trabalho pode ser encontrado nas redes sociais: Instagram: @atelieericasilva ou no Facebook como: Érica Silva. Ela recebe encomendas pelo WhatsApp: 19 99648-2107

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Cedidas pela artesã
Facebook: turismocosmopolis