Espaço artes e artesanato – Janete Mello e Jhony

Casal praticamente viveu a vida inteira sustentado pelo fruto de seu trabalho artesanal

Cosmópolis é um município riquíssimo. Nossa cidade é presenteada com muitos artistas e artesãos, que são especializados em produtos diferentes, cada um com sua técnica, estilo, identidade. O Turismo está apresentando alguns deles para representar todos os artistas cosmopolenses.
Janete e Jhony praticamente viveram a vida inteira sustentados pelo fruto de seu trabalho artesanal. Eles fazem macramê, uma arte milenar. São peças lindas e únicas, o trabalho envolve muito sentimento de carinho.
Janete aprendeu ainda na adolescência a arte de fazer macramê. Foi durante as aulas de artes no ginásio da escola que ela aprendeu a técnica. Foi encantador para ela, pois é algo que não necessita de nada além das mãos e da linha (seja ela barbante, sisal, corda) para tecer, sendo dispensado qualquer tipo de instrumento, como por exemplo, agulhas. O resultado do trabalho de escola foi uma bolsa. Depois disso, se animou e passou a fazer por conta própria cintos, bolsas e outras coisas para uso próprio e também para dar de presente.
Em 1989, ela se casou com o Jhony, que aprendeu com ela a arte de tecer. Eles viveram muito tempo vendendo o artesanato, participando de feiras, exposições, tanto em Cosmópolis como em outras cidades da região.
Porém, houve um período em que o artesanato perdeu seu valor, as coisas industrializadas são, naturalmente, mais baratas e os clientes não compravam mais como antes. Com a queda nas vendas, os dois precisaram arrumar empregos formais para sobreviver.
Felizmente, nos dias de hoje, é perceptível que o artesanato está novamente ganhando espaço, sendo mais valorizado. Observando isso, a filha do casal, Janayna, incentivou que voltassem a trabalhar com sua arte.
Eles voltaram a produzir macramês, trabalham também com madeira, inclusive fundiram os dois materiais, criando objetos de extremo bom gosto. Janayna montou para eles uma loja virtual, de nome Badawe.
“Tenho muita gratidão por ter conhecido essa arte, que é uma arte milenar, já existia desde a época do Egito esse trabalho e é muito gratificante ser artesã, ainda mais de algo que só exige de você. Tudo eu faço com muito carinho, muito amor; às vezes, quando tenho uma encomenda, procuro me identificar com a pessoa, sentir o que a pessoa quer e precisa; porque artesanato é sensibilidade pura. Artesanato, além de ser uma coisa que embeleza o ambiente, está ali para te transmitir uma coisa boa. Acredito que todos os artesãos têm esse amor na hora de produzir. Tenho um amor muito grande por fazer minhas peças”, declara Janete.
A Badawe possui um catálogo enorme à disposição, com muita variedade de objetos, que pode ser encontrado tanto no Instagram como no Facebook como @badawe.decor. As encomendas também podem ser feitas através do WhatsApp: 19 98251-5407

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Cedidas gentilmente pelos artistas
Facebook: turismocosmopolis