Espaço artes e artesanato – Nadia Kiehl

O Turismo, sabendo como o artesão é importante para o município e para o desenvolvimento turístico, está desenvolvendo o projeto Espaço Artes e Artesanato

O artesanato é extremamente importante para o Turismo. Sempre que visitamos uma cidade, gostamos de levar algo que nos traga recordações do lugar. É algo que dá uma sensação de satisfação, principalmente se o que compramos for feito a mão.
O Turismo, sabendo como o artesão é importante para o município e para o desenvolvimento turístico, está desenvolvendo o projeto Espaço Artes e Artesanato. Em um primeiro momento, estamos apresentando os artistas e artesãos de Cosmópolis. Em breve, seguiremos com novidades!
Nesta semana, vamos destacar uma artista nata: Nadia Kiehl. Sua ligação com o artesanato vem de longe, desde a infância; criança, ela via sua mãe e sua tia fazendo tricô, crochê e bordado e aquilo a encantava, querendo aprender e fazer. Com 10 anos, já tricotava e com 12 bordava camisetas a mão.
Ao longo dos anos, ela procurou fazer tudo que despertava sua curiosidade. Importante destacar que sempre de maneira intuitiva, autodidata. No decorrer da vida, não teve muito tempo para se dedicar ao artesanato, pois estudava e trabalhava.
Até que em torno de 10 anos atrás, ela passou a ter mais tempo para se dedicar e começou a pesquisar sobre fuxico; ela queria aprender a fazer flor de fuxico e, por um tempo, trabalhou com isso.
Conforme ela pesquisava na internet, apareciam também nos resultados itens de feltro e a paixão foi imediata. Ela passou a tentar fazer coisas de feltro e as pessoas começaram a pedir encomendas, o que a animou mais ainda, pois ela tinha oportunidade de aprender e produzir mais e mais.
Atualmente, quando tem tempo, busca novas técnicas, busca se aprimorar, estudando as artesãs famosas do ramo, tentando aprender como as peças são feitas, nos detalhes, como o material e as ferramentas utilizadas.
Com todo esse conhecimento, ela conquistou um estilo só dela. Seus trabalhos carregam sua essência. “A minha arte, pra mim, sou eu. Eu estou em cada peça que eu faço. Amo de paixão. O artesanato é terapêutico, desestressante. É muito bom e indicado fazer artesanato, manter um hobbie, seja em qual área for, pois é um momento em que você mantém o cérebro em movimento, em que fica focado em algo, desde a criação da peça até quando exterioriza essa arte. Isso é muito gratificante”, relatou Nadia.
Terminou dizendo que apesar de o artesanato não ser muito valorizado (muitas pessoas acham caro, não entendem que para a criação daquela peça foram demandados tempo, técnica, material e amor), ele possui um grande papel na sociedade.
Nadia trabalha com feltro, faz portas de maternidade, lembrancinhas, bonecas personalizadas (com as características da pessoa – cor de olhos, cabelo, cor de pele e roupa de acordo com a profissão). Tudo totalmente feito a mão, inclusive a costura das roupas.
Para encomendas, ela solicita que entre em contato através das redes sociais; é só procurar por Nadia Kiehl no Facebook e no Instagram.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Gentilmente cedidas
por Nadia Kiehl
Facebook: turismocosmopolis