Espaço artes e artesanato – Necessárias cases

Monia transformou a sua vida ao se descobrir artesã

O artesanato muda a rota de vida das pessoas; quem é artesão transmite à sua atividade sentimentos, emoções e experiências. Cada peça artesanal contém em si uma mistura de tudo isso. Então, quando está criando, o artesão recria também a própria vida.
Monia transformou a sua vida ao se descobrir artesã. Desde criança, gostou de artesanato, trabalhou com muitas coisas; como cartão de papel vegetal, biscuit, crochê. Então, as atividades artesanais sempre fizeram parte da sua vida.
Quando precisou se recolher em casa devido à pandemia, sentiu-se deprimida. Por ser dentista, uma das áreas mais vulneráveis, foi diretamente afetada nos seus atendimentos. Ficou sem clientes e sem poder sair de casa.
Começou a ter uma intuição e uma vontade crescente de aprender a costurar na máquina. Quando era criança, via sua avó, Elza Oliveira, costurando e isso era algo que a encantava. Elza era costureira profissional muito conhecida na cidade.
Procurou uma aula na internet, que ensinava o passo a passo para fazer um nécessaire. De maneira totalmente autodidata, descobriu a costura criativa. Ela, que nunca havia sentado em frente a uma máquina de costura, saiu dali com uma peça pronta. Foi se interessando mais e mais, tentando novas peças, se aprimorando e criando. Ela se especializou em costura criativa de bolsas, nécessaires, carteiras, estojos, entre outros. O que a princípio era um hobby se tornou um negócio.
Sempre teve vontade, mas não acreditava que fosse conseguir. Sempre amou tudo o que é relacionado a artesanato. Sempre teve paixão. Até mesmo ao escolher sua profissão, que é uma área que exige delicadeza, habilidade manual.
Por ser muito exigente consigo, só passou a vender seus itens, depois que fez vários modelos, testou de diversas formas para ter a garantia de qualidade.
“Eu acho que a costura criativa veio em um momento interessante e eu estava começando a entrar em depressão e, para mim, representa uma nova etapa na minha vida, uma transformação, talvez. É muito bom saber que você é capaz, que você pode fazer, que pode pegar o material do nada e transformar em alguma coisa. Saber que não fiz cursos, aprendi sozinha e consigo realizar tudo isso me faz feliz”, conta Monia.
Passou a comercializar suas peças, que logo se tornaram um verdadeiro sucesso. No início, Monia passou a vender entre amigos, família até que seu negócio foi crescendo e atualmente tem clientes fiéis, que encomendam suas peças pela internet.

Para encontrar a Necessárias Cases, é só procurar no Instagram: @necessariascases. Você também pode fazer sua encomenda através do WhatsApp: 19 99486-5327.
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Cedidas gentilmente pela Monia
Facebook: turismocosmopolis