Espaço artes e artesanato – O Mundo de Arte em Pneus

Paixão começou quando Ermison viu trabalhos prontos; imediatamente seu interesse foi despertado e ele começou a fazer em casa, de maneira autodidata

O Turismo tem mostrado artistas e artesãos do município, provando que Cosmópolis possui identidade forte ligada a esse segmento turístico. O artesão Ermison é um grande representante desse segmento, levando o nome de Cosmópolis para o Brasil inteiro e até para o exterior. Além disso, é por si, um atrativo turístico.
De origem simples, com pouco estudo, carrega a alma de um artista. A paixão por arte em pneus começou quando ele viu trabalhos prontos, imediatamente seu interesse foi despertado e ele começou a fazer em casa, de maneira autodidata.
Um dia, a Andréia (sua mulher) vendo o resultado do que ele estava criando, sugeriu que ele começasse a expor suas peças em frente à sua casa. Construíram um varal de bambu (utilizado até hoje para exposição) e nesse mesmo dia venderam três peças de quatro que estavam expostas.
Isso o animou a criar mais. De início, Ermison conciliava trabalho formal com o artesanal. Com a pandemia e a perda do emprego, suas obras se tornaram fonte de renda e até hoje são o sustento da família.
Onde qualquer pessoa vê um pneu, Ermison enxerga beleza; como ele mesmo diz: do lixo ao luxo. Seu trabalho é sempre inspirado na natureza, transforma a matéria prima em Araras, Gaviões, Caranguejos, Floreiras. Também faz móveis, como mesas, bancos, poltronas, balanços e até cocho para cavalos.
Atualmente tem tanta encomenda que precisa trabalhar sem parar durante toda a semana e ainda fazer algumas peças para expor e poder vender de sexta-feira a domingo.
Seu trabalho já ganhou o mundo: foi mostrado duas vezes na EPTV e uma vez na Record. Foi homenageado na Câmara de Vereadores no início do mês através de moção de congratulações. No último mês, realizou uma palestra para mais de 200 crianças no auditório XV de Outubro, na Escola Paulo Freire, fechando a semana do Meio Ambiente. Foi muito aplaudido no fim da palestra e, já fora do auditório, as crianças ficaram ao seu redor, perguntando, interagindo, brincando e esse fato o emocionou muito. “É a realização de um sonho, é algo que eu sempre vou guardar no coração, atingir as crianças, ver os olhos de uma criança brilharem por uma coisa que você fez, não tem dinheiro no mundo que pague (…). Eu consegui o meu objetivo, era isso que eu queria atingir, chegar até as crianças”, ele disse.
A chácara deles é frequentada por pessoas de toda região. Provindas de cidades vizinhas ou mais distantes, como Morro Agudo e até de outros estados, vêm até ele para ver e comprar sua arte. Ele tem peças em restaurantes, o Villas Pantanal expõe diversas peças, um outro exemplo é o Bar do Carioca, de Campinas. Sua arte já chegou em Paris e existe um projeto de uma escola de Paulínia que poderá levar o nome de Cosmópolis ao Japão.
Seus filhos, tendo esse exemplo em casa, procuram se envolver e ajudar na produção. O filho de 15 anos já ajudou no corte manual das peças de uma encomenda grande de baia de cavalo. A filha de 9 anos gosta de fazer pintura de Cabaça e o filho especial também se integra, ficando perto do pai enquanto ele trabalha.
Ermison tem um lema que carrega para a vida e que ele transmite através de sua história: “Quem vive sonha, quem sonha realiza”, nos ensinando uma grande lição.
Para conhecer o trabalho de Ermison, sua chácara fica na Rua Coronel Silva Telles, nº 607 – Bairro São João. Seus trabalhos ficam expostos de sexta a domingos das 09h às 17h. Seu telefone de contato comercial é (19) 99642-4670. Pode ser encontrado no Facebook e no Instagram como “O Mundo da Arte em Pneus”.
Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Cedidas gentilmente pelo Ermison