Espaço Villa Musical mantém aulas para 2021

Aulas acontecem de forma virtual até 26 de abril

A equipe gestora do Projeto Espaço Villa Musical se reuniu na semana passada para estabelecer critérios e apontar diversas metas de trabalho, além de alinhar como será realizado o programa neste momento de pandemia.
“Nós teremos a missão de fazer com que as aulas de música aconteçam da forma mais eficiente possível dentro de um contexto onde são possíveis apenas recursos digitais”, explicou o coordenador do programa Rafael Beling.
O projeto oferece 18 modalidades, como aulas de inglês, informática, acordeão, bateria, bombardino, canto/coral, clarinete, flauta doce, flauta transversal, musicalização infantil, piano, saxofone (alto, barítono, tenor), técnica vocal, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo.
Todas essas aulas serão mantidas em 2021, com previsão para a contratação de novos professores para ampliar o número de alunos beneficiados pelo projeto. O processo seletivo para a contratação de profissionais já está em andamento.
De acordo com o coordenador do programa, neste ano, o objetivo é introduzir maior variedade de instrumentos, por isso, a necessidade da contratação de novos profissionais.
Em função do decreto que prevê em Cosmópolis aulas remotas até o dia 26 de abril em todas as modalidades da Secretaria de Educação, o projeto também continuará suas atividades de forma virtual. A partir do dia 27 de abril, poderá ter alteração neste cenário.
“Provavelmente, nós teremos aula de forma híbrida, mas iniciaremos o ano letivo de 2021 com aulas remotas. No entanto, a diferença é que as aulas remotas não serão apenas teóricas. Teremos reuniões virtuais com professores tirando dúvidas ao vivo dos alunos, além de dialogar, ouvi-los cantando, tocando, instruindo, orientando sobre o uso dos instrumentos e materiais pedagógicos, como partituras”, esclareceu Beling.
Excepcionalmente no início deste ano, não haverá inscrições para os cursos, pois, existe uma extensa lista de espera de alunos que se matricularam, foram aprovados, mas, não puderam ser convocados em virtude da pandemia. Estes docentes serão priorizados e, em breve, a Secretaria de Educação reabrirá novas vagas para o projeto.
Então, o projeto vai dar prioridade aos alunos que já estão na lista de espera e, assim que for possível, as inscrições em 2021 serão abertas.

Por Prefeitura Municipal de Cosmópolis