Especialista em RH fala sobre como se comportar na festa de fim de ano da empresa

São momentos onde devemos celebrar a vida, o nosso trabalho, os nossos amigos, plantando hoje para colher amanhã...

Chegou o fim do ano, momento de descontrair, relaxar um pouco, celebrar a vida, os amigos, o trabalho. E nada melhor do que fazer isso com aqueles que, ao longo do ano, estiveram conosco. Lembrando que passamos a maior parte do nosso dia no nosso trabalho, então, é momento de nos reunirmos.
A confraternização da empresa é sempre um evento para os funcionários. Devido a pandemia, muitas empresas optaram por não realizar a confraternização, porém, com grande parte dos funcionários devidamente vacinados, algumas empresas estão, sim, realizando as confraternizações. Mesmo assim, muitas empresas que faziam o famoso churrasco de fim de ano estão optando por algo mais em conta, ou seja, 2021 está sendo chamado do ano da “Pizza” devido ao alto custo das carnes. O importante é a confraternização, com pizza ou churrasco; é fazer o evento. Mas toda confraternização de empresa requer alguns cuidados, então, vamos ver algumas dicas:

Comportamento na festa: busque ser elegante e sóbrio durante a festa, lembre-se, muitos estão olhando para você, é o momento de fazer uma boa imagem perante a empresa.

Hora de chegar e hora de ir embora: Seja arrojado, não chegue muito atrasado na festa, quem se atrasa é noiva, e saiba muito bem a hora de ir embora, não seja o último a fechar a porta.

Bebidas e cigarros: mesmo sendo uma festa de descontração, um “bota fora“ do ano, cuidado com o uso excessivo de bebidas. Caso você passe do limite, fará uma imagem negativa perante seus supervisores, é horrível ver alguém dando vexame, bêbado perante seus amigos e chefes. Quanto ao cigarro, o mais longe possível de todos é o recomendável, jamais fume à mesa, mesmo sendo ao ar livre.

Comidas: muito cuidado com as comidas servidas nesse dia. Não acostumadas com comidas diferentes, as pessoas acabam exagerando e passando mal. Caso não conheça a comida servida, se limite a comer pouco, e muito cuidado com o calor – comida e piscina também não combinam.

Danças: Nada de danças sensuais nesse dia, o que é divertido pode se transformar em algo bem deselegante.

Karaokê: muitas pessoas nesse dia soltam o cantor que existe dentro de cada um de nós – aliado a bebida isso pode ser muito constrangedor.

Vestuário: Muito cuidado com a roupa que você vai à festa de confraternização, evite roupas com muito brilho, não vá à festa vestido como se fosse a uma balada, também evite decotes e roupas ousadas. Para os homens, devem ser evitados camiseta regata e shorts curtos.

Salário: Dia de festa não é dia de reivindicar salário, não aproveite que seu chefe está sentado com você e toda sua família, tomando uma cerveja, para pedir aumento de salário nessa hora, e nem mesmo tocar em assuntos da empresa, tipo que a empresa não valoriza ou que as condições de trabalho não são as melhores. Lembre-se: seu chefe é como você.
Networking/Rede de relacionamento: A festa de confraternização de uma empresa é um ótimo momento para os outros setores da empresa te conhecerem. Se você passar uma imagem positiva para seus companheiros de trabalho, as possibilidades de você migrar para outro setor e buscar novos horizontes podem aumentar consideravelmente. Estar aberto a novos desafios é muito bem visto pelas empresas.

Redes sociais: Podemos dizer que existia uma vida antes e outra depois das redes sociais, nossas vidas nunca mais serão as mesmas depois das redes. Em frações de segundos, sua vida pessoal e profissional pode estar estampada para milhares de pessoas verem, por isso, tenha muito cuidado com sua imagem; hoje, mais do que nunca, você tem que se preocupar com isso.
Festa de confraternização é isso… São momentos onde devemos celebrar a vida, o nosso trabalho, os nossos amigos, plantando hoje para colher amanhã, sempre com o respeito ao próximo, respeitando as diferenças e sempre termos a esperança de um mundo melhor.

Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações!

 

Odair Camargo
Coach especialista em treinamentos e RH,
Headhunter