Especialista explica o que é a prótese protocolo sobre implantes

É o recurso mais atual para reabilitação dos dentes, principalmente, para aqueles que perderam todos os dentes

Dra. Maria Fernanda Fagundes CRO-SP: 134172 Especialista em Cirurgia Avançada e Implantodontia Atendimento: Clínica Odontocompany – Rua Campinas, 355, Centro – Cosmópolis Contato: (19) 99652 7092

A modalidade de implante, conhecida como “prótese protocolo sobre implantes”, é o recurso mais atual para

reabilitação de dentes, principalmente, para aqueles que perderam todos os elementos dentários. Acompanhe a entrevista com a Doutora Maria Fernanda Fagundes, que é dentista, especialista em cirurgia avançada e implantodontia.

O que é a Prótese Protocolo?
A prótese protocolo é uma dentadura presa a implantes dentários. O seu uso é indicado para pessoas que perderam todos os dentes em uma mesma arcada.
Diferente da dentadura convencional, ela não apoia-se sobre a gengiva e não apresenta mobilidade ao falar ou mesmo mastigar. A prótese é sustentada por alguns implantes que são instalados na primeira etapa do tratamento.

Como é o tratamento com prótese protocolo?
O tratamento com prótese protocolo é dividido em duas etapas. A primeira envolve a instalação dos implantes dentários nas arcadas dentárias, exigindo de 4 a 6 meses de espera até que os implantes instalados estejam integrados ao osso.
Em alguns casos, conseguimos diminuir o tempo de espera, como, por exemplo, quando as condições ósseas são favoráveis e no momento da cirurgia conseguimos o torque necessário para instalar a prótese imediatamente sobre os implantes, porém, só podemos garantir isso ao paciente após o procedimento cirúrgico.
A segunda etapa do tratamento é a que confeccionamos a prótese dentária definitiva. Ela requer entre quatro a cinco consultas para que a dentadura fixa seja instalada. Nessas consultas, o paciente irá fazer as provas da prótese e nelas visualizar como ficarão o formato e a cor dos dentes, podendo opinar e escolher da forma que preferir.

Quem pode fazer a prótese protocolo?
Qualquer um pode fazer o tratamento com prótese protocolo, sem limite de idade. Mas, para isso, é preciso dispor de boa saúde geral e local, estando com os exames de sangue em dia e dispor de condições ósseas favoráveis à instalação dos implantes dentários. As condições ósseas serão avaliadas após os exames solicitados pelo profissional na consulta inicial do paciente.

Como é a cirurgia para instalar os implantes dentários?
A cirurgia para instalar os implantes dentários é realizada em uma única consulta. O procedimento é simples, rápido e indolor. Após o procedimento são prescritos antibióticos e analgésicos para evitar infecções e dores pós-operatórias.

Dá para remover sozinho a prótese protocolo?
Não. A prótese protocolo é presa de forma fixa aos dentes, o que evita qualquer tipo de movimentação ou deslocamento ao falar ou mastigar. Assim, é impossível ao próprio paciente removê-la a qualquer tempo, em casa – apenas o dentista, no consultório, pode removê-la ao utilizar instrumentos específicos.
A prótese protocolo acumula comida? É fácil de limpar?
Assim como acontece com os dentes naturais, pode haver acúmulo de restos de alimentos abaixo de sua estrutura. No entanto, existem dispositivos específicos para a limpeza da prótese protocolo, que permitem uma higienização fácil e rápida, garantindo saúde aos implantes dentários e evitando o aparecimento do mau hálito.
É importante lembrar que o paciente deve retornar ao consultório a cada 6 meses, para que seja feita a remoção e limpeza completa da prótese.